Pular para o conteúdo principal

O PASTOR!

"Portanto, suplico aos presbíteros que há entre vós, eu que sou presbítero com eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que será revelada: pastoreai o rebanho de Deus que está entre vós, cuidando dele não por obrigação, mas espontaneamente, segundo a vontade de Deus; nem por interesse em ganho ilícito, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho. Quando o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imperecível coroa da glória." - I Pedro 5. 1 a 4 -Bíblia Sagrada Almeida Século 21- Edições Vida Nova 2008

No dia 17 de dezembro é comemorado nas Igrejas Presbiterianas do Brasil, o Dia do Pastor. Deixo aqui minhas congratulações aos Pastores.


O Pastor não é formado em Universidades, Seminários, Faculdades Teológicas, Institutos Bíblicos, Igrejas... embora, reconheço e valorizo os estudos acadêmicos - eles têm o seu lugar.
O Pastor não é definido ou conhecido pelo seu PhD, D.D., Mestrados, Pós Graduações... e nem ainda pelo número de membros da igreja a qual pastoreia.
O Pastor é formado e conhecido no coração de Deus e, sem a vocação do Espírito Santo, não se pode ser Pastor verdadeiramente.
O Pastor é conhecido pelo Amor.
Amor a Jesus Cristo, mais do que a si mesmo.
Amor que o leva  a cuidar, proteger e orientar as ovelhas com zelo e dedicação.
Amor que  proclama a Palavra e vive-a de forma genuína, transparente, autêntica.
Amor que o faz considerar-se menor do que todos.
Amor dependente da Graça Divina.
Amor que ama, constrangido - unicamente - pelo Amor de Deus.
O Pastor, mesmo sabendo das responsabilidades e dos espinhos, reconhece a grandeza e a alegria de servir.
O Pastor não negocia os valores inegociáveis.
O Pastor sofre as consequências por se manter fiel ao Evangelho de Jesus.
O Pastor consome sua vida no altar do Senhor para que as ovelhas sejam apascentadas e amparadas compassivamente.
O Pastor reconhece que a missão do pastoreio de almas tem suas dificuldades, porém, estas não o impedem de seguir o chamado do Espírito Santo para exortar, chorar com os que choram, alegrar-se com os que se alegram, disciplinar  com mansidão, perdoar derramando sobre todos  palavras de sabedoria consoladoras.
O Pastor não se contenta em só alimentar o rebanho com retórica. Ele se dispõe, corre perigos, enfrenta o Adversário, luta em oração para que a ovelha cresça, seja protegida e não se afaste do aprisco.
O Pastor é servo e ao mesmo tempo é autoridade.
O Pastor pode e deve se aprofundar nos estudos teológicos, mas sabe compartilhar a mensagem aos corações não tão acadêmicos.
O Pastor não fica no pedestal.
O Pastor desce ao nível das ovelhas e fica impregnado com o odor delas, sem nenhuma vergonha de ser chamado amigo e irmão, reconhecendo a si mesmo como uma ovelha do Supremo Pastor!
Parabéns Pastor!
Ethel Martins

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MULHER INTERCESSORA E CHEIA DE FÉ!

Alguns dias atrás estava lendo Mateus 15. 21-28. Fiquei emocionada ao ver o exemplo daquela mulher cananéia (ou siro-fenícia, como relata Marcos 7). São vidas assim que me ajudam  a cada dia. Como mulher devo orar, clamar, pedir, rogar ao Senhor pela igreja. Destaco que aquela mulher, embora não pertencesse ao povo escolhido, o povo de Israel, sim, aquela mulher demonstrou tamanha fé que nem mesmo entre seu povo Jesus encontrara. Ela era uma mulher intercessora e cheia de fé. A mulher cananéia estava passando por um momento muito difícil por causa de sua filha, esta se encontrava endemoninhada. Ao saber que Jesus estava em sua região ela não perde a esperança e a oportunidade de ir atrás de Jesus e seus discípulos gritando, clamando por misericórdia.  Ela roga por sua filha. O que aprendi com esta mulher? 1) Ela reconhece e adora Jesus . Diante de Jesus uma mulher adoradora com problemas, aflita, sim, mas confiante Naquele que é Senhor sobre tudo e todos. Ela O adorou e ao assim f

RUTE E NÓS

A palavra nos mostra vários personagens. Como esposa de pastor procuramos encontrar alguém da Bíblia, fora Jesus Cristo, que poderíamos tomar como exemplo. Vemos em Rute algumas características e atitudes tomadas que mostram como Deus age em nossa vida e como nos assemelhamos a Rute. O Pr. Jaime Kemp diz que: “como esposa de pastor estamos em uma posição especial, porém delicada e vulnerável”. Vejamos: 1-Rute renunciou seu lar, seu povo, seu modo de vida e ousou enfrentar o desconhecido – Rt. 1.16,17,11 2-Rute não se intimidou diante da pobreza e do serviço pesado, teve muita iniciativa – Rt.2.2,7,17 3-Rute foi submissa – ouviu e seguiu os conselhos e orientações de sua sogra – Rt.2.22;3.1-5,17,18 4-Rute não procurou satisfazer a si mesmo e foi chamada de mulher virtuosa – Rt.3.10,11 5-Rute soube repartir – Rt.2.18 6-Rute alcançou benevolência, favor do “senhor de muitos bens” – o dono da sega – Rt.2.8,9,14,15,16 7-Rute abençoada – resgatada por um preço – entrou para a genealogia de J

DIA DO PASTOR PRESBITERIANO - IPB

Homenagem ao Pastor Seja mais jovem ou seja mais velho, Seja licenciado ou seja jubilado, Seja efetivo, seja eleito ou evangelista, Não importa. Fostes escolhido por Deus, Fostes vocacionado por Deus, Fostes capacitado por Deus. A Deus seja a glória! Que tua visão seja como a da águia, Que tu sejas simples como a pomba, Que tu sejas prudente como a serpente. Precisas de Conselho? Jesus é o teu Maravilhoso Conselheiro. Careces de Sabedoria? Deus te concede sem nada cobrar. Andas cansado? O Onipotente é a tua sombra onde podes descansar. Tens preocupações? Vosso Pai Celestial tem todo cuidado por ti. Importa que você “cumpra o teu ministério, Pregue a Palavra, corrige, repreende e exorta com toda a longanimidade e doutrina. Faze o trabalho de um evangelista! E Que o Senhor seja com o teu espírito”. Parabéns, Pastor! Ethel Martins Homenagem feita aos Pastores do PCAG, em dez/2007