Pular para o conteúdo principal

O Esposo, a Esposa - Vivendo a Realidade!

Ser esposa e companheira de pastor é algo além da compreensão de muitos. Algumas mulheres só querem viver ao lado de seus esposos pastores sendo auxiliadoras, não no Ministério em si, mas como a companheira conjugal, sendo aquela que está presente na vida do esposo que antes de ser pastor, é um homem com necessidades. A linha é tênue demais quando tentamos separar, por isso, não há como deixarmos de um lado o pastor, a esposa e do outro o homem e a mulher companheiros. Ele é uma pessoa completa e ela também. Neste sentido o casal vive aquilo para o qual Deus mesmo determinou:"Portanto, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne." - Gn. 2. 24.
A esposa de pastor sofre, muitas vezes, porque ela quer ser alguém que não é. Não digo
que vamos fazer uma revolta, com características de motim, das esposas de pastores. Não!
Meu objetivo é a compreensão do quanto somos humanas e necessitamos do companheiro esposo,e, na
maior parte do tempo, muito mais do que o companheiro pastor.
Esposa de pastor não é como um "conto de fadas". Esposa de pastor é mulher! Mulher viva, verdadeira, com necessidades físicas e emocionais, com amor ao homem esposo. Desejando viver a vida romântica com o esposo, criando os filhos com zelo e debaixo do amor que os uniu e da missão do esposo.
Esposa de pastor não se sinta diminuída, não se entregue a pensamentos depreciativos. Esposa de pastor olhe para dentro de si mesmo. Você vive a realidade daquilo que você é, na verdade? Pense no quanto Deus te ama e em como Ele pode te ajudar. Diante de Deus não se pode fingir ser o que não é. Você é insubstituível, não existe outro você. Deus sabe quem você verdadeiramente é. Sei que é difícil. Pois quando
olhamos para dentro de nós, podemos não gostar muito, e nessa coisa de querer agradar ou passar uma imagem daquilo que devo e não daquilo que sou, traz angústias e sofrimentos.
Por ser esposa de pastor identifico-me contigo. Não, eu não sou melhor, nem mais poderosa. Passo momentos avassaladores também. Tenho dúvidas e lutas. Às vezes penso: Será que vale a pena? Seria melhor se meu esposo não fosse pastor?
Sim, suas limitação se igualam às minhas, com as devidas proporções. Por vezes penso, falo e ajo de maneira pecaminosa. Por isso converso, confessando a cada dia, ao Senhor, confiando em Jesus. Aqui estou sendo agraciada por Jesus, todo dia. Crescendo e amadurecendo.
O diálogo é importante. Converse com Deus e também com o esposo. E o esposo com a esposa. A Palavra de Deus nos diz:"os que se casam enfrentarão dificuldades na vida terrena..."ou seja, tribulação na carne - I Co.7.28, porém, graças a  Deus ela também nos ensina: "O amor jamais é vencido" e "Segui o amor..." - I Co. 13.8 e 14.1, porque "...ninguém jamais odiou o próprio corpo; antes, alimenta-o e dele cuida..."-Ef.5.29. E, ainda: "mas agora livrai-vos de tudo isto: raiva, ódio, maldade, difamação, palavras indecentes no falar. Não mintais aos outros, pois já vos despistes do velho homem com suas ações, e vos revestistes do novo homem, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem DAquele que o criou"; não há distinção, "ma, sim, Cristo, que é tudo em todos" - Cl. 3. 8-10. O cuidado com o casamento é importante, ambos servindo em amor, um ao outro. Ambos são imprescindíveis. A vida de Cristo se manifestará através de você e seu esposo. A cada dia dependendo da graça de Cristo, sem nenhuma neurose ou obrigação, não como alienados, simplesmente, por e em amor, fluirá do casal a vida plena concedida em Cristo Jesus. "Então, como santos e amados eleitos de Deus, revesti-vos de um coração cheio de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência, suportando e perdoando uns aos outros; se alguém tiver alguma queixa conra o outro, asim como o Senhor vos perdoou, também fazei. E acima de tudo, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição." - Cl. 3. 11-14. Deixe o Espírito agir em teu ser. Seja seincera para com o Senhor e consequentemente tua vida será verdadeira diante do esposo, filhos e igreja. E isso para a glória de Deus!
Em Jesus que veio tornando-se um de nós. Ele a Verdade Absoluta, o Perfeito Amor Perfeito, o Noivo Amoroso e Fiel, apesar de nossas rudezas, hipocrisias e infidelidades. Diante DEle a mentira não resiste. Ele derrama sobre nós a Sua Graça e nos torna fortes. Leia II Co. 13.4-9.
Ethel Martins

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MULHER INTERCESSORA E CHEIA DE FÉ!

Alguns dias atrás estava lendo Mateus 15. 21-28. Fiquei emocionada ao ver o exemplo daquela mulher cananéia (ou siro-fenícia, como relata Marcos 7). São vidas assim que me ajudam  a cada dia. Como mulher devo orar, clamar, pedir, rogar ao Senhor pela igreja. Destaco que aquela mulher, embora não pertencesse ao povo escolhido, o povo de Israel, sim, aquela mulher demonstrou tamanha fé que nem mesmo entre seu povo Jesus encontrara. Ela era uma mulher intercessora e cheia de fé. A mulher cananéia estava passando por um momento muito difícil por causa de sua filha, esta se encontrava endemoninhada. Ao saber que Jesus estava em sua região ela não perde a esperança e a oportunidade de ir atrás de Jesus e seus discípulos gritando, clamando por misericórdia.  Ela roga por sua filha. O que aprendi com esta mulher? 1) Ela reconhece e adora Jesus . Diante de Jesus uma mulher adoradora com problemas, aflita, sim, mas confiante Naquele que é Senhor sobre tudo e todos. Ela O adorou e ao assim f

RUTE E NÓS

A palavra nos mostra vários personagens. Como esposa de pastor procuramos encontrar alguém da Bíblia, fora Jesus Cristo, que poderíamos tomar como exemplo. Vemos em Rute algumas características e atitudes tomadas que mostram como Deus age em nossa vida e como nos assemelhamos a Rute. O Pr. Jaime Kemp diz que: “como esposa de pastor estamos em uma posição especial, porém delicada e vulnerável”. Vejamos: 1-Rute renunciou seu lar, seu povo, seu modo de vida e ousou enfrentar o desconhecido – Rt. 1.16,17,11 2-Rute não se intimidou diante da pobreza e do serviço pesado, teve muita iniciativa – Rt.2.2,7,17 3-Rute foi submissa – ouviu e seguiu os conselhos e orientações de sua sogra – Rt.2.22;3.1-5,17,18 4-Rute não procurou satisfazer a si mesmo e foi chamada de mulher virtuosa – Rt.3.10,11 5-Rute soube repartir – Rt.2.18 6-Rute alcançou benevolência, favor do “senhor de muitos bens” – o dono da sega – Rt.2.8,9,14,15,16 7-Rute abençoada – resgatada por um preço – entrou para a genealogia de J

DIA DO PASTOR PRESBITERIANO - IPB

Homenagem ao Pastor Seja mais jovem ou seja mais velho, Seja licenciado ou seja jubilado, Seja efetivo, seja eleito ou evangelista, Não importa. Fostes escolhido por Deus, Fostes vocacionado por Deus, Fostes capacitado por Deus. A Deus seja a glória! Que tua visão seja como a da águia, Que tu sejas simples como a pomba, Que tu sejas prudente como a serpente. Precisas de Conselho? Jesus é o teu Maravilhoso Conselheiro. Careces de Sabedoria? Deus te concede sem nada cobrar. Andas cansado? O Onipotente é a tua sombra onde podes descansar. Tens preocupações? Vosso Pai Celestial tem todo cuidado por ti. Importa que você “cumpra o teu ministério, Pregue a Palavra, corrige, repreende e exorta com toda a longanimidade e doutrina. Faze o trabalho de um evangelista! E Que o Senhor seja com o teu espírito”. Parabéns, Pastor! Ethel Martins Homenagem feita aos Pastores do PCAG, em dez/2007