Pular para o conteúdo principal

NUVEM ESCURA


Quando falamos de nuvem escura, o que nos vem à mente? Lutas, dificuldades, aflições. Evitamos até mesmo em falar sobre “nuvem escura”. Ao vermos uma já sabemos que a tempestade se aproxima.
Sabe, descobri que não precisa ser assim. Um versículo chamou-me a atenção. O povo de Israel presenciou a manifestação de DEUS lá no monte Sinai. Trovões, relâmpagos, trombetas, monte fumegante. Eles tiveram verdadeiro pavor. Estremeceram. Ficaram de longe e não queriam que DEUS falasse com eles com medo de morrerem. Mas onde DEUS estava? É surpreendente! diz-nos a Bíblia: “...Moisés, porém, se chegou à nuvem escura onde DEUS estava.” [1]
Oh! Como é grandioso nosso Deus! ELE não é a nuvem escura, mas ELE estava lá. Todo aquele povo com medo. Ficaram de longe. Somente Moisés se chegou à nuvem escura. Moisés recebeu a lei de DEUS. E o povo? Enquanto Moisés gozava da comunhão com o SENHOR na “nuvem escura”, o povo pecava, fazia o que era mau. Sempre a nuvem aparecia e “o SENHOR falava com Moisés.” [2] Pela segunda vez no monte Sinai, o SENHOR desceu na nuvem [3] e quando Moisés desceu de lá “eis que resplandecia a pele do seu rosto” e foi preciso ele colocar um “véu sobre o rosto” porque o povo temia[4]
A mesma reação tiveram os três discípulos no Monte da Transfiguração quando houve a manifestação de DEUS “uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem uma voz...” “...os discípulos caíram de bruços, tomados de grande medo”. Marcos nos diz que eles estavam “aterrados” e Lucas nos informa que “veio uma nuvem e os envolveu; e encheram-se de medo ao entrarem na nuvem.”[5]
Quando a nuvem aparece ficamos apavorados, é nossa tendência, mas não é necessário ser assim. Na nuvem há glória, CRISTO resplandecente, o FILHO DE DEUS a quem devemos ouvir.
Longe da nuvem e do monte ouvem-se alaridos, gritos não de “guerra, vencedores ou vencidos”, mas um alarido estranho de cantos e danças não para DEUS e sim, para um ídolo de ouro. Longe da nuvem há corrupção, povo sem freio, “à solta para vergonha.” Longe da nuvem multidão e discípulos desesperados com um espírito maligno, sem poder, sem fé.[6]
Necessário foi Moisés interceder diante de Deus. Necessário foi Jesus repreender o espírito imundo.
Quando a nuvem desce quem se encontra nela recebe graça e poder. Não tenhamos medo de nos achegarmos a DEUS. ELE controla a nuvem escura. E quando ela vier sobre nós, tenhamos a mesma visão de Moisés, que como líder, não teve temor igual o povo. Nos acheguemos mais a DEUS por meio de Jesus Cristo. Nos aproximando DELE gozaremos do brilho do saber, da comunhão íntima pessoal com o ETERNO DEUS, do amor, seremos conhecidos pelo nome e acharemos graça diante dos olhos do SENHOR. Toda a Bondade DELE passará por nós.[7] Gozaremos desta PRESENÇA aqui nesta terra e O veremos. Moisés viu parte do SENHOR. “Depois, em tirando EU a mão, tu ME verás pelas costas;...”[8] Não crês? Então veja: “Disse-lhe Jesus: Quem ME vê a MIM vê o PAI.”[9] “...seremos arrebatados...entre nuvens para o encontro do SENHOR nos ares, e, assim estaremos para sempre com o SENHOR” e “...eis o tabernáculo de DEUS com os homens, DEUS habitará com eles. Eles serão povos de DEUS, e DEUS mesmo estará com eles.”[10]
Por isso, quero que nos consolemos “com estas palavras.” [11] Vamos ser intercessores diante de DEUS, a favor dos crentes e não crentes.
Acima da nuvem está A REFULGENTE GLÓRIA DE DEUS. A vontade DELE é que vivamos em santidade de vida. Não podemos nos afastar DELE ou ficarmos de longe. É necessário nos encontrarmos com ELE na nuvem escura.
Em CRISTO JESUS, AQUELE que realmente enfrentou o “poder das trevas” e venceu, ressuscitando dentre os mortos e tem nas mãos “as chaves da morte e do inferno”, para que você e eu desfrutemos, com livre acesso, o trono da GLÓRIA CELESTE, hoje e no porvir. [12] Despeço-me com um fraternal abraço.
Da irmã, amiga, companheira e serva,

Ethel da Silva Maia Martins
(Texto escrito em 26 de abril de 2009)
[1] Ex. 20. 21
[2] Ex. 33. 9
[3] Ex. 34.5
[4] Ex. 34. 29 a 35
[5] Mt. 17. 5,6; Mc. 9. 6; Lc. 9. 34
[6] Ex. 32. 17 a 20; 17. 25 e 30; Lc. 9. 37 a 43; Ex. 32. 30 a 35
[7] Ex. 33. 17 a 23
[8] Ex. 33. 22, 23
[9] João 14. 9
[10] I Ts. 4. 17; Apoc. 21. 3
[11] I Ts. 4. 18
[12] Lc. 22. 53; Apoc. 1. 18; Hb. 10. 19 a 22

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MULHER INTERCESSORA E CHEIA DE FÉ!

Alguns dias atrás estava lendo Mateus 15. 21-28. Fiquei emocionada ao ver o exemplo daquela mulher cananéia (ou siro-fenícia, como relata Marcos 7). São vidas assim que me ajudam  a cada dia. Como mulher devo orar, clamar, pedir, rogar ao Senhor pela igreja. Destaco que aquela mulher, embora não pertencesse ao povo escolhido, o povo de Israel, sim, aquela mulher demonstrou tamanha fé que nem mesmo entre seu povo Jesus encontrara. Ela era uma mulher intercessora e cheia de fé. A mulher cananéia estava passando por um momento muito difícil por causa de sua filha, esta se encontrava endemoninhada. Ao saber que Jesus estava em sua região ela não perde a esperança e a oportunidade de ir atrás de Jesus e seus discípulos gritando, clamando por misericórdia.  Ela roga por sua filha. O que aprendi com esta mulher? 1) Ela reconhece e adora Jesus . Diante de Jesus uma mulher adoradora com problemas, aflita, sim, mas confiante Naquele que é Senhor sobre tudo e todos. Ela O adorou e ao assim f

RUTE E NÓS

A palavra nos mostra vários personagens. Como esposa de pastor procuramos encontrar alguém da Bíblia, fora Jesus Cristo, que poderíamos tomar como exemplo. Vemos em Rute algumas características e atitudes tomadas que mostram como Deus age em nossa vida e como nos assemelhamos a Rute. O Pr. Jaime Kemp diz que: “como esposa de pastor estamos em uma posição especial, porém delicada e vulnerável”. Vejamos: 1-Rute renunciou seu lar, seu povo, seu modo de vida e ousou enfrentar o desconhecido – Rt. 1.16,17,11 2-Rute não se intimidou diante da pobreza e do serviço pesado, teve muita iniciativa – Rt.2.2,7,17 3-Rute foi submissa – ouviu e seguiu os conselhos e orientações de sua sogra – Rt.2.22;3.1-5,17,18 4-Rute não procurou satisfazer a si mesmo e foi chamada de mulher virtuosa – Rt.3.10,11 5-Rute soube repartir – Rt.2.18 6-Rute alcançou benevolência, favor do “senhor de muitos bens” – o dono da sega – Rt.2.8,9,14,15,16 7-Rute abençoada – resgatada por um preço – entrou para a genealogia de J

DIA DO PASTOR PRESBITERIANO - IPB

Homenagem ao Pastor Seja mais jovem ou seja mais velho, Seja licenciado ou seja jubilado, Seja efetivo, seja eleito ou evangelista, Não importa. Fostes escolhido por Deus, Fostes vocacionado por Deus, Fostes capacitado por Deus. A Deus seja a glória! Que tua visão seja como a da águia, Que tu sejas simples como a pomba, Que tu sejas prudente como a serpente. Precisas de Conselho? Jesus é o teu Maravilhoso Conselheiro. Careces de Sabedoria? Deus te concede sem nada cobrar. Andas cansado? O Onipotente é a tua sombra onde podes descansar. Tens preocupações? Vosso Pai Celestial tem todo cuidado por ti. Importa que você “cumpra o teu ministério, Pregue a Palavra, corrige, repreende e exorta com toda a longanimidade e doutrina. Faze o trabalho de um evangelista! E Que o Senhor seja com o teu espírito”. Parabéns, Pastor! Ethel Martins Homenagem feita aos Pastores do PCAG, em dez/2007