Pular para o conteúdo principal

COMO ONESÍFORO!

"...o Senhor me assistiu e me revestiu de forças..." - II Tm.4.1


Você já teve momentos de abandono e sentiu-se desencorajada? Você já viveu situações angustiantes e profundamente tristes? Você já experimentou a falta de compreensão por parte de algumas pessoas, mesmo as que mais você considerava e que estavam próximas a você? Você já teve momentos em que chegou a dizer ou a pensar: –“Não agüento mais. Chega! Minha vontade é deixar tudo. Pular fora, sumir.!”? Você já esteve em um “beco sem saída”, onde a única forma de escapar do perigo iminente é olhar para cima desejando ver o socorro? Você já se sentiu “prisioneira” de uma situação onde a frieza e a solidão da “prisão” serviram para afastamento de muitos?
Você não é diferente de mim.
Qualquer uma de nós passa por momentos desencorajadores, sem nenhuma perspectiva de ajuda.
Você e eu não somos diferentes de Paulo, o apóstolo e grande líder da Igreja Primitiva.
Ele estava preso em Roma. As pessoas com quem ele esperava contar para apóia-lo preferiram abandona-lo. Ele sofreu grande tormento com atitudes de pessoas como Figelo, Hermógenes, Demas e Alexandre, o Latoeiro (2 Tm. 1.15; 4.10,14). Nem quiseram saber sobre Paulo, de como seria o julgamento e qual seria a sentença. Paulo diz: - “ninguém foi a meu favor... todos me abandonaram” (2 Tm. 4.14-16).
Você está vendo como não somos diferentes? Agimos, nós mesmos, assim, para com outros ou sofremos com atitudes de outros em relação a nós.
Mas, veja você, no meio de tudo e de todos, houve alguém, cujo nome significa: “Portador de Vantagem”, e que foi leal a Paulo. Ele foi a Roma fim de ajudar a Paulo. Ele não teve vergonha da prisão de Paulo. Ele animou e levou encorajamento a Paulo. Ele levou alívio a alguém que estava sofrendo muito. Paulo não sofria somente por que estava preso, mas por causa da tamanha deslealdade que ele sentiu por grande parte dos irmãos.
Onesíforo procurou por Paulo “solicitamente” até encontra-lo e demonstrar-lhe todo seu apoio. Ele foi a Roma só para animar Paulo. (2Tm. 1.16).
Fico grata a Deus por esse exemplo. Penso que eu quero ser como Onesíforo para você. Quero anima-la, encoraja-la e dizer-te que não há do que se envergonhar seja qual for a situação. Estendo minha mão a você.
Eu já encontrei alguns Onesíforos em meu caminhar. Sou grata a Deus por essas pessoas maravilhosas. Sei que ainda muitos outros aparecerão durante meu viver aqui neste mundo.
Quero ser como Onesíforo! Você quer também? Olhe ao seu redor e veja: alguém precisa de um telefonema, uma carta, uma mão amiga, um encorajamento, por menor que seja.
Onesíforo era membro da Igreja em Éfeso. Ele viajou de Éfeso à Roma. Sabe-se lá o que é isso. Saiu da Ásia, provavelmente, atravessou o mar. Não havia aviões, carros ou transatlânticos como hoje. Chegando a Roma não sabia onde Paulo estava e o “procurou até encontra-lo”, só pra quê? Para animar Paulo.
Quero ser como Onesíforo!
Não sei o que ele disse a Paulo. Talvez, apenas contasse histórias e casos, narrasse os últimos acontecimentos em Éfeso, falasse sobre como ia a Igreja, gastasse o tempo ouvindo-o e orando com ele...quem sabe?...No final Paulo diz que foi o Senhor quem lhe assistiu e fortaleceu. Ei!?... Mas não foi Onesíforo??? Aquele homem, servo de Deus, foi instrumento de Deus para abençoar Paulo. E Paulo reconheceu nele o Senhor!
Peço a Deus que faça de mim como um Onesíforo! Uma mulher que venha a lhe dar ânimo!
Deus te abençoe!
Em CRISTO JESUS, o ÚNICO que não nos abandona em nenhum
momento e nos motiva a viver a cada dia. Paz!


Ethel

Pesquisa A Bíblia de Genebra

Comentários

  1. Edificante , Paulo reconheceu em Onesíforo o envio de Deus , o socorro através do homem usado por Deus. Devemos reconhecer oagir de Deus que nem sempre é através dos anjos ou grandes profetas.

    ResponderExcluir
  2. muito linda essa passagem,mas infelizmente está kada vez mais difícil encontrar "Onesíforos" nessa terra, onde o abandono e a falta de reconhecimento quase não existe, mas agradeço a Deus por pessoas como vc que é capaz de deixar essa mensagem maravilhosa... que DEUS te abençoe...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é importante. Agradeço a sua visita. volte sempre. Deus abençoe sua vida!

Postagens mais visitadas deste blog

MULHER INTERCESSORA E CHEIA DE FÉ!

Alguns dias atrás estava lendo Mateus 15. 21-28. Fiquei emocionada ao ver o exemplo daquela mulher cananéia (ou siro-fenícia, como relata Marcos 7). São vidas assim que me ajudam  a cada dia. Como mulher devo orar, clamar, pedir, rogar ao Senhor pela igreja. Destaco que aquela mulher, embora não pertencesse ao povo escolhido, o povo de Israel, sim, aquela mulher demonstrou tamanha fé que nem mesmo entre seu povo Jesus encontrara. Ela era uma mulher intercessora e cheia de fé. A mulher cananéia estava passando por um momento muito difícil por causa de sua filha, esta se encontrava endemoninhada. Ao saber que Jesus estava em sua região ela não perde a esperança e a oportunidade de ir atrás de Jesus e seus discípulos gritando, clamando por misericórdia.  Ela roga por sua filha. O que aprendi com esta mulher? 1) Ela reconhece e adora Jesus . Diante de Jesus uma mulher adoradora com problemas, aflita, sim, mas confiante Naquele que é Senhor sobre tudo e todos. Ela O adorou e ao assim f

RUTE E NÓS

A palavra nos mostra vários personagens. Como esposa de pastor procuramos encontrar alguém da Bíblia, fora Jesus Cristo, que poderíamos tomar como exemplo. Vemos em Rute algumas características e atitudes tomadas que mostram como Deus age em nossa vida e como nos assemelhamos a Rute. O Pr. Jaime Kemp diz que: “como esposa de pastor estamos em uma posição especial, porém delicada e vulnerável”. Vejamos: 1-Rute renunciou seu lar, seu povo, seu modo de vida e ousou enfrentar o desconhecido – Rt. 1.16,17,11 2-Rute não se intimidou diante da pobreza e do serviço pesado, teve muita iniciativa – Rt.2.2,7,17 3-Rute foi submissa – ouviu e seguiu os conselhos e orientações de sua sogra – Rt.2.22;3.1-5,17,18 4-Rute não procurou satisfazer a si mesmo e foi chamada de mulher virtuosa – Rt.3.10,11 5-Rute soube repartir – Rt.2.18 6-Rute alcançou benevolência, favor do “senhor de muitos bens” – o dono da sega – Rt.2.8,9,14,15,16 7-Rute abençoada – resgatada por um preço – entrou para a genealogia de J

DIA DO PASTOR PRESBITERIANO - IPB

Homenagem ao Pastor Seja mais jovem ou seja mais velho, Seja licenciado ou seja jubilado, Seja efetivo, seja eleito ou evangelista, Não importa. Fostes escolhido por Deus, Fostes vocacionado por Deus, Fostes capacitado por Deus. A Deus seja a glória! Que tua visão seja como a da águia, Que tu sejas simples como a pomba, Que tu sejas prudente como a serpente. Precisas de Conselho? Jesus é o teu Maravilhoso Conselheiro. Careces de Sabedoria? Deus te concede sem nada cobrar. Andas cansado? O Onipotente é a tua sombra onde podes descansar. Tens preocupações? Vosso Pai Celestial tem todo cuidado por ti. Importa que você “cumpra o teu ministério, Pregue a Palavra, corrige, repreende e exorta com toda a longanimidade e doutrina. Faze o trabalho de um evangelista! E Que o Senhor seja com o teu espírito”. Parabéns, Pastor! Ethel Martins Homenagem feita aos Pastores do PCAG, em dez/2007