sexta-feira, 2 de novembro de 2012

QUEM É A PESSOA AMIGA DO PASTOR?


O dicionário diz:
Amigo - que ama, estima, aprecia; aliado; benévolo; caro, dileto.
Amizade - afeição independente do amor sexual ou de família; amor; dedicação; benevolência.
Esposas de pastores e pastores sentem-se, por vezes, sem amigos e acabam sofrendo sozinhos.
Quem é a pessoa amiga do pastor? E Quem é a pessoa amiga da esposa de pastor?
Fato é que nós, esposas de pastores e pastores, nos relacionamos e temos amizades com muitas outras pessoas, isso é necessário, vital e graças a Deus por pessoas que são sinceras e amigas, sem nenhum outro interesse, a não ser amar.
Mas, penso que se o pastor e sua esposa não forem amigos um do outro, a convivência, a confiança, o diálogo, a vida ministerial tornar-se-ão difíceis, impossíveis até. Nesta postagem me deterei no papel da esposa de pastor.
A esposa do pastor é a AMIGA primeira, quem sabe única, em que ele poderá conversar abrindo seu coração (até onde ele pode), chorar, desabafar, ter no ombro da esposa um lugar onde possa repousar um pouco das fadigas pastorais, compartilhar em confiança.
A esposa do pastor-amiga ouve e age dentro da sabedoria do Alto, sim, sem impor: “Quem tem conhecimento é comedido no falar, e quem tem entendimento é de espírito sereno.”[1] “...a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.”[2]
A esposa do pastor-amiga tem consciência do momento certo de falar: “O falar amável é árvore de vida...” [3]e, “A língua dos sábios torna atraente o conhecimento...”.[4] e discerne que, ela não poderá entender ou saber de algumas situações e atitudes, mas,  estará sempre, como amiga do esposo, pronta a ajuda-lo a suportar os momentos intensos e difíceis.
A esposa do pastor-amiga opinará, quando solicitada por ele, de acordo com a Palavra para o bem e engrandecimento do Reino, visando a alegria do seu esposo, que também é seu amigo. Ela não pode fingir. A amizade pressupõe autenticidade, sem ser dissimulado em uma franqueza exacerbada, vanglória, sem críticas desconstrutivas, sem ofensas.
A esposa de pastor-amiga luta para ver o esposoamigo sempre feliz com a mente despreocupada da ansiedade do fardo que ele imagina estar jogando sobre ela.
A esposa do pastor- amiga colabora no crescimento e amadurecimento do esposo pastor e amigo, como pessoa que ele é. Ela o conhece melhor e mais intimamente. Ela sabe como ele é no interior e fora de sua casa.
A esposa do pastor-amiga guardará em seu coração as conversas: “Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando.”[5] “A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua.”[6] E, “A conversa do insensato traz a vara para as suas costas, mas os lábios dos sábios os protegem.”[7]
A esposa do pastor-amiga jamais deixará de orar intercedendo pela vida do seu amigo-esposo-pastor. E juntos orarão pelo fortalecimento de suas vidas.
A esposa do pastor-amiga segue o exemplo de Jônatas, amigo de Davi, quando este se escondia de Saul no deserto de Zife, em Horesa. “Jônatas, filho de Saul, foi falar com ele, em Horesa, e o ajudou a encontrar forças em Deus. “Não tenha medo” disse ele...[8] Ou, como Rute à Noemi: “Rute, porém, respondeu: “Não insista comigo que te deixe e que não mais te acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o SENHOR me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti!”[9]
Que belos exemplos de amizades encorajadoras!
Desta maneira o amigo-esposo-pastor glorificará a Deus pela benevolência alcançada: “...encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do SENHOR.”[10]
Com um abraço fraternal NAQUELE que nos chama de “amigos”. [11]
Da irmã, amiga, companheira, esposa de pastor e serva,
Ethel Martins     (Textos Bíblicos de acordo com a NVI)



[1] Pv. 17. 27
[2] Tg. 3.17
[3] Pv. 15.4
[4] Pv. 15.2
[5] Pv. 13.3
[6] Pv. 14.1
[7] Pv. 14.3
[8] I Sm. 23.15-18
[9] Rt. 1.16,17
[10]  Pv.18.22
[11] Jo.15.15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante. Agradeço a sua visita. volte sempre. Abraços da Ethel.