Pular para o conteúdo principal

ESPOSA DE PASTOR E SEUS EXERCÍCIOS


Desde 2005 tenho aprendido a conviver com academia e pilates. Faço exercícios regularmente por orientação médica, devido a problemas na coluna, colesterol, osteopenia e, também, porque aprendi a gostar de exercitar-me e pratico para manter-me saudável. Não sou favorável à sensualidade e nem o culto ao corpo, como vemos por meio das mídias e pessoalmente à nossa volta. Palavras como aeróbicos, panturrilhas, pesos, tríceps, bíceps, glúteos, tempo, respiração e outras tantas deste universo de malhação, já fazem parte do meu cotidiano. Graças a Deus que temos bons profissionais nestas áreas e nos ajudam.
Certo dia uma irmã em Cristo ficou admirada de encontrar-me numa academia, pela manhã. Ela ficou realmente surpresa e nem pensava que esposa de pastor pudesse fazer academia. Foi legal porque fizemos amizade e ela viu e entendeu que sou uma mulher “normal”.
A Bíblia diz, em I Tm. 4.8, quando Paulo fala a Timóteo sobre o ministério: “Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser”. Aprendi  que o errado devemos rejeitar, mesmo quando se nos apresenta com asceticismo. Uma verdadeira piedade exercitada profundamente diante de Deus é agradável, aceitável e útil.
Convido você à prática de exercícios para tua alma:
-“Alonga” a visão de tua alma pela fé. Persevere.[1]
-“Respire” em oração incessante. “Inspire” para si toda sensibilidade do Espírito Santo e “expire” santidade e compaixão.
-“Contraia” os “músculos” da imaturidade e ressentimento, transformando-os em amadurecimento, firmeza de fé , perdão e bênção, solidificando as bases de um bom relacionamento.
-Não fique “girando” em torno de si mesmo. “Gire” para a “esquerda, “direita”, “frente” e “atrás” e alcance outros com tua vida, demonstrando aquilo que Deus tem feito por ti, em Jesus.
-“Mova” teu olhar para o Alto, é de lá que vem a tua ajuda, a tua força.[2] É no Alto que deve permanecer teu pensamento.
-“Fortalece”  teus braços com boas obras para o aconchego daqueles que carecem.
-Elimine, por meio da reflexão e meditação da Palavra de Deus, as “gorduras” ruins que te fazem “sufocar” e “inchar”. Sem nenhum medo livre-se delas. São elas as causadoras de entupimentos da tua alma, obstruindo o correr sincero da humildade e comunhão.
-Que tuas pernas sejam fortes na “esteira” deste mundo. Pise com firmeza a vereda do SENHOR. Deixe marcas por onde passares, marcas de amor e inapagáveis.
-Seja tua “cerviz” quebrantada, para continuamente abaixares tua fronte em oração de entrega e submissão ao SENHOR JESUS.
-“Corra” a carreira proposta[3] – testemunhe -, sem desmaiar, sem temer. “Corra” com a direção  do  “INSTRUTOR” e “PREPARADOR”, Excelente e Único, que jamais erra.
Assim, exercitando dia a dia, terás boa saúde espiritual. 
E, meu desejo  é que essas “Palavras agradáveis” sejam “como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo.”[4]
Fraternal Abraço em Cristo Jesus,
Ethel  Martins



[1] Hb. 11. 1 e 7
[2] Sl. 121
[3] Hb. 12.1
[4] Pv.16.24

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MULHER INTERCESSORA E CHEIA DE FÉ!

Alguns dias atrás estava lendo Mateus 15. 21-28. Fiquei emocionada ao ver o exemplo daquela mulher cananéia (ou siro-fenícia, como relata Marcos 7). São vidas assim que me ajudam  a cada dia. Como mulher devo orar, clamar, pedir, rogar ao Senhor pela igreja. Destaco que aquela mulher, embora não pertencesse ao povo escolhido, o povo de Israel, sim, aquela mulher demonstrou tamanha fé que nem mesmo entre seu povo Jesus encontrara. Ela era uma mulher intercessora e cheia de fé. A mulher cananéia estava passando por um momento muito difícil por causa de sua filha, esta se encontrava endemoninhada. Ao saber que Jesus estava em sua região ela não perde a esperança e a oportunidade de ir atrás de Jesus e seus discípulos gritando, clamando por misericórdia.  Ela roga por sua filha. O que aprendi com esta mulher? 1) Ela reconhece e adora Jesus . Diante de Jesus uma mulher adoradora com problemas, aflita, sim, mas confiante Naquele que é Senhor sobre tudo e todos. Ela O adorou e ao assim f

RUTE E NÓS

A palavra nos mostra vários personagens. Como esposa de pastor procuramos encontrar alguém da Bíblia, fora Jesus Cristo, que poderíamos tomar como exemplo. Vemos em Rute algumas características e atitudes tomadas que mostram como Deus age em nossa vida e como nos assemelhamos a Rute. O Pr. Jaime Kemp diz que: “como esposa de pastor estamos em uma posição especial, porém delicada e vulnerável”. Vejamos: 1-Rute renunciou seu lar, seu povo, seu modo de vida e ousou enfrentar o desconhecido – Rt. 1.16,17,11 2-Rute não se intimidou diante da pobreza e do serviço pesado, teve muita iniciativa – Rt.2.2,7,17 3-Rute foi submissa – ouviu e seguiu os conselhos e orientações de sua sogra – Rt.2.22;3.1-5,17,18 4-Rute não procurou satisfazer a si mesmo e foi chamada de mulher virtuosa – Rt.3.10,11 5-Rute soube repartir – Rt.2.18 6-Rute alcançou benevolência, favor do “senhor de muitos bens” – o dono da sega – Rt.2.8,9,14,15,16 7-Rute abençoada – resgatada por um preço – entrou para a genealogia de J

DIA DO PASTOR PRESBITERIANO - IPB

Homenagem ao Pastor Seja mais jovem ou seja mais velho, Seja licenciado ou seja jubilado, Seja efetivo, seja eleito ou evangelista, Não importa. Fostes escolhido por Deus, Fostes vocacionado por Deus, Fostes capacitado por Deus. A Deus seja a glória! Que tua visão seja como a da águia, Que tu sejas simples como a pomba, Que tu sejas prudente como a serpente. Precisas de Conselho? Jesus é o teu Maravilhoso Conselheiro. Careces de Sabedoria? Deus te concede sem nada cobrar. Andas cansado? O Onipotente é a tua sombra onde podes descansar. Tens preocupações? Vosso Pai Celestial tem todo cuidado por ti. Importa que você “cumpra o teu ministério, Pregue a Palavra, corrige, repreende e exorta com toda a longanimidade e doutrina. Faze o trabalho de um evangelista! E Que o Senhor seja com o teu espírito”. Parabéns, Pastor! Ethel Martins Homenagem feita aos Pastores do PCAG, em dez/2007