Pular para o conteúdo principal

ESPOSA DE PASTOR E SEUS EXERCÍCIOS


Desde 2005 tenho aprendido a conviver com academia e pilates. Faço exercícios regularmente por orientação médica, devido a problemas na coluna, colesterol, osteopenia e, também, porque aprendi a gostar de exercitar-me e pratico para manter-me saudável. Não sou favorável à sensualidade e nem o culto ao corpo, como vemos por meio das mídias e pessoalmente à nossa volta. Palavras como aeróbicos, panturrilhas, pesos, tríceps, bíceps, glúteos, tempo, respiração e outras tantas deste universo de malhação, já fazem parte do meu cotidiano. Graças a Deus que temos bons profissionais nestas áreas e nos ajudam.
Certo dia uma irmã em Cristo ficou admirada de encontrar-me numa academia, pela manhã. Ela ficou realmente surpresa e nem pensava que esposa de pastor pudesse fazer academia. Foi legal porque fizemos amizade e ela viu e entendeu que sou uma mulher “normal”.
A Bíblia diz, em I Tm. 4.8, quando Paulo fala a Timóteo sobre o ministério: “Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser”. Aprendi  que o errado devemos rejeitar, mesmo quando se nos apresenta com asceticismo. Uma verdadeira piedade exercitada profundamente diante de Deus é agradável, aceitável e útil.
Convido você à prática de exercícios para tua alma:
-“Alonga” a visão de tua alma pela fé. Persevere.[1]
-“Respire” em oração incessante. “Inspire” para si toda sensibilidade do Espírito Santo e “expire” santidade e compaixão.
-“Contraia” os “músculos” da imaturidade e ressentimento, transformando-os em amadurecimento, firmeza de fé , perdão e bênção, solidificando as bases de um bom relacionamento.
-Não fique “girando” em torno de si mesmo. “Gire” para a “esquerda, “direita”, “frente” e “atrás” e alcance outros com tua vida, demonstrando aquilo que Deus tem feito por ti, em Jesus.
-“Mova” teu olhar para o Alto, é de lá que vem a tua ajuda, a tua força.[2] É no Alto que deve permanecer teu pensamento.
-“Fortalece”  teus braços com boas obras para o aconchego daqueles que carecem.
-Elimine, por meio da reflexão e meditação da Palavra de Deus, as “gorduras” ruins que te fazem “sufocar” e “inchar”. Sem nenhum medo livre-se delas. São elas as causadoras de entupimentos da tua alma, obstruindo o correr sincero da humildade e comunhão.
-Que tuas pernas sejam fortes na “esteira” deste mundo. Pise com firmeza a vereda do SENHOR. Deixe marcas por onde passares, marcas de amor e inapagáveis.
-Seja tua “cerviz” quebrantada, para continuamente abaixares tua fronte em oração de entrega e submissão ao SENHOR JESUS.
-“Corra” a carreira proposta[3] – testemunhe -, sem desmaiar, sem temer. “Corra” com a direção  do  “INSTRUTOR” e “PREPARADOR”, Excelente e Único, que jamais erra.
Assim, exercitando dia a dia, terás boa saúde espiritual. 
E, meu desejo  é que essas “Palavras agradáveis” sejam “como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo.”[4]
Fraternal Abraço em Cristo Jesus,
Ethel  Martins



[1] Hb. 11. 1 e 7
[2] Sl. 121
[3] Hb. 12.1
[4] Pv.16.24

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MULHER INTERCESSORA E CHEIA DE FÉ!

Alguns dias atrás estava lendo Mateus 15. 21-28. Fiquei emocionada ao ver o exemplo daquela mulher cananéia (ou siro-fenícia, como relata Marcos 7). São vidas assim que me ajudam  a cada dia. Como mulher devo orar, clamar, pedir, rogar ao Senhor pela igreja. Destaco que aquela mulher, embora não pertencesse ao povo escolhido, o povo de Israel, sim, aquela mulher demonstrou tamanha fé que nem mesmo entre seu povo Jesus encontrara. Ela era uma mulher intercessora e cheia de fé. A mulher cananéia estava passando por um momento muito difícil por causa de sua filha, esta se encontrava endemoninhada. Ao saber que Jesus estava em sua região ela não perde a esperança e a oportunidade de ir atrás de Jesus e seus discípulos gritando, clamando por misericórdia.  Ela roga por sua filha. O que aprendi com esta mulher? 1) Ela reconhece e adora Jesus . Diante de Jesus uma mulher adoradora com problemas, aflita, sim, mas confiante Naquele que é Senhor sobre tudo e todos. Ela O adorou e a...

Neemias e Jesus: Missão Cumprida!

       Neemias recebia cartas de Tobias para o atemorizar (Ne. 6. 15 a 19). Difícil esta situação. O que ressalta a nós é que Neemias não desanimou, não se atemorizou e não desistiu de sua missão.    Perseverança e fidelidade aprendemos com Neemias.         Sempre haverá alguém para causar temor, para desencorajar, para que tenhamos o foco desviado, para que deistamos da missão. Neemias foi fiel a Deus e à missão. Ele foi um bom político (Ne.5). Tinha consciência do que seus inimigos faziam. Ele discernia espiritualmente a voz de Deus e a voz do Inimigo. Isto é necessário à nós, especialmente quando nos encontramos em posição de liderança. Somente têm tal discernimento os que buscam a Deus incessantemente e têm um relacionamento profundo e pessoal com ELE. Neemias era sábio. Ele orava e agia (Ne. 4). Por causa disso todo o povo tinha ânimo para o trabalho.          Mes...

BARZILAI

Barzilai, com 80 anos, cuidou de Davi: Ele usou os seus bens para ajudar e confortar Davi num momento difícil. Davi e seu povo chegaram a Maanaim, eles fugiam de Absalão e estavam  cansados.   Alguns homens dali  preparam camas e alimentos para o rei e seu povo.  “Este povo no deserto está faminto, cansado e sedento” afirmaram eles (II Sm. 17. 27 a 29).  Dentre esses, que ajudaram a Davi, estava Barzilai, o gileadita, de Rogelim . Barzilai era um homem rico e mui velho, da idade de 80 anos (II Sm. 19. 31, 32) ele, após Absalão morrer, acompanhou Davi até a outra banda do Rio Jordão, quando Davi voltava para Jerusalém. Davi desejava que Barzilai fosse morar com ele em Jerusalém e o rei lhe sustentaria. Já pensou? Quem não gostaria de uma oferta dessas?  Barzilai não quis. Ele sabia que estava próximo o fim de seus dias e ofereceu ao rei um servo chamado Quimã. (II Sm. 19. 33 a 38). Barzilai foi abençoado por Davi: Barzilai e seus filhos fo...