Pular para o conteúdo principal

O SILÊNCIO DE DEUS

"Alguém ou alguma coisa caminhava ao seu lado. Nas trevas não podia ver nada. E a coisa (ou pessoa) ia tão silente que ele mal podia ouvir Suas pisadas. Ouvia, sim uma respiração: o Invisível Companheiro de fato respirava com vontade;...O Companheiro Invisível caminhando e respirando ao seu lado. Shasta pergunta: "Quem é você?" - o Invisível responde: "Alguém que esperava por sua voz". (Do livro "O Cavalo e Seu Menino" - As Crônicas de Nárnia de C. S. Lewis, quando Shasta sente pena de si mesmo. Chora sentindo-se o mais "desgraçado" de todo o mundo).

"Com a minha voz clamo ao SENHOR, e Ele do Seu santo monte me responde" Sl.3.4 (Salmo de Davi)

"Elevo a Deus a minha voz e clamo, elevo a Deus a minha voz, para que me atenda. No dia da minha angústia, procuro o Senhor; erguem-se as minhas mãos durante a noite e não se cansam; a minha alma recusa consolar-se." Sl. 77.1,2 (Salmo de Asafe)

"Se Me pedirdes alguma coisa em Meu Nome, Eu o farei." disse Jesus, Jo. 14. 14

Quantas vezes sentimo-nos assim, Parece que estamos sós. Não há ninguém por perto. A quem vamos clamar? Quem ouvirá nossa voz?  Podemos ter pessoas ao nosso redor e termos dificuldades de expressar em palavras o que realmente está dentro de nós. E muitas coisas não podemos falar mesmo. Esta realidade se faz presente na vida da esposa de pastor. 
É interessante que nestes momentos sentimo-nos tão desamparados como o personagem Shasta e chegamos a conclusão de que não há ninguém.
O salmista também pensou assim,para ele Deus estava longe e havia se esquecido. O silêncio de Deus o incomoda. Deus se escondeu? Não está Ele vendo o que estou passando? Não sabe Ele das minhas necessidades? 
Toda essa ideia nos sobrevêm. E passamos a nos sentir como se fossemos o mais "desgraçado" de todos. Puxa vida! Ninguém por perto. Ninguém comigo. Ninguém presente neste meu caminhar. Que silêncio!
Deus ficou quieto. Não ouço Sua Voz. Não O vejo. 
Mas, num lance misto de medo e surpresa, Alguém parece caminhar conosco. 
Será que só agora alguém resolveu postar-se ao meu lado?
Veja bem, ficamos tão absortos em nossos pensamentos  e lutas que nem percebemos a presença do "Companheiro Invisível", que nunca nos abandonou . Ele silenciosamente vai conosco. Sua Presença é marcante, pois, não sentimos Seu respirar? Não O vemos, mas Ele anda ao nosso lado. Se deixarmos de vermos e percebermos somente as trevas, as dificuldades, as angústias, e até mesmo o não queremos que nossa alma se console, prestaremos atenção nas pegadas suaves de Alguém Especial. 
Mas por que Ele não fala?
Tantas coisas pensamos. O Salmista chega à conclusão de que tudo era fruto de sua aflição. "Então, disse eu: isto é a minha aflição; mudou-se a destra do Altíssimo" Sl. 77.10
Ora, Deus não muda. Ele continua lado a lado conosco. Nós sim, somos esquecidos, alheios, não percebemos muitas coisas essenciais, não queremos o consolo. Por isso o silêncio de Deus.
Como vou gozar de Suas bênçãos e ouvir Sua voz? Somente quando eu falar, soltar a minha voz, conversar com Ele, pois Ele espera para ouvir nossa voz. Ele gosta de ouvir-nos. 
O salmista clamou, falou e depois viu e entendeu que "Deus é Grande" Deus opera maravilhas" Deus conduz o Seu povo", é só continuar  lendo o Sl. 77 e verás a mudança a partir do v. 10.
Em todo tempo o "Companheiro Invisível"  esteve ao lado de Shasta, o livrou de muitos perigos, o conduziu no caminhar, mas Shasta somente sentia medo, e acreditava que tudo ele fazia sozinho. Ninguém estava lá para o amparar e o guardar. Mesmo quando enfrentava a noite escura dormia só e com medo. Mas o "Companheiro Invisível" o livrara das feras na escuridão noturna e ele nem vira.
Pensamos: " Estou só. Deus está longe e silenciou. O grito que eu der ninguém ouvirá. Minha voz não encontrará nenhum ouvido para escutá-la. Deus se esqueceu." 
O Silêncio de Deus é triste. Mas tenho que caminhar. Você percebe agora que o silêncio de Deus tem seus propósitos? O silêncio de Deus nos faz ouvi-Lo resfolegando suavemente, pisando conosco o caminho, muitas vezes, cheio de armadilhas e inimigos. O silêncio de Deus nos revela que Ele luta por nós. O silêncio de Deus é  Paciente por esperar por sua e minha voz.
Em Jesus Cristo, Aquele que sofreu o terrível silêncio de Deus lá na cruz, para que você e eu pudéssemos gozar de Sua Doce e Afável Presença todos os dias até o fim dos tempos. Mt. 28. 20 b
Ethel Martins

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MULHER INTERCESSORA E CHEIA DE FÉ!

Alguns dias atrás estava lendo Mateus 15. 21-28. Fiquei emocionada ao ver o exemplo daquela mulher cananéia (ou siro-fenícia, como relata Marcos 7). São vidas assim que me ajudam  a cada dia.
Como mulher devo orar, clamar, pedir, rogar ao Senhor pela igreja. Destaco que aquela mulher, embora não pertencesse ao povo escolhido, o povo de Israel, sim, aquela mulher demonstrou tamanha fé que nem mesmo entre seu povo Jesus encontrara. Ela era uma mulher intercessora e cheia de fé.
A mulher cananéia estava passando por um momento muito difícil por causa de sua filha, esta se encontrava endemoninhada. Ao saber que Jesus estava em sua região ela não perde a esperança e a oportunidade de ir atrás de Jesus e seus discípulos gritando, clamando por misericórdia.  Ela roga por sua filha. O que aprendi com esta mulher?

1) Ela reconhece e adora Jesus. Diante de Jesus uma mulher adoradora com problemas, aflita, sim, mas confiante Naquele que é Senhor sobre tudo e todos. Ela O adorou e ao assim fazer d…

DIA DO PASTOR PRESBITERIANO - IPB

Homenagem ao Pastor

Seja mais jovem ou seja mais velho,
Seja licenciado ou seja jubilado,
Seja efetivo, seja eleito ou evangelista,
Não importa.
Fostes escolhido por Deus,
Fostes vocacionado por Deus,
Fostes capacitado por Deus.
A Deus seja a glória!
Que tua visão seja como a da águia,
Que tu sejas simples como a pomba,
Que tu sejas prudente como a serpente.
Precisas de Conselho?
Jesus é o teu Maravilhoso Conselheiro.
Careces de Sabedoria?
Deus te concede sem nada cobrar.
Andas cansado?
O Onipotente é a tua sombra onde podes descansar.
Tens preocupações?
Vosso Pai Celestial tem todo cuidado por ti.
Importa que você “cumpra o teu ministério,
Pregue a Palavra, corrige, repreende e exorta com toda a longanimidade e doutrina.
Faze o trabalho de um evangelista!
E Que o Senhor seja com o teu espírito”.
Parabéns, Pastor!

Ethel Martins

Homenagem feita aos Pastores do PCAG, em dez/2007

AGRADECER!

Graça e paz!
É desejo do meu coração que você tenha alegria espiritual, que sua mente esteja guardada em Cristo Jesus, que sua vida seja firme na Rocha e que tua alma se refrigere nas águas mansas do Espírito Santo. Deixe-se inundar deste rio de ternura e paz, vida e graça de nosso Deus.
Deus ouve as orações. Em Sua misericórdia Deus tem nos atendido. Graças a Ele.
Você já parou para contar as bênçãos de Deus em tua vida? Já disse a Ele :“Muito Obrigado!”?
É difícil, não? Nem podemos enumerar o que Ele tem feito por nós. Comecei a anotar motivos de gratidão a Deus, veja se você concorda comigo nesta oração de gratidão:
Obrigado, Senhor!
Obrigado, por mais um ano em minha vida!
Obrigado, pelo Teu sustento e proteção!
Obrigado, pela Tua Graça e Amor!
Obrigado, pelo vazio preenchido com Tua Doce e Amada Presença!
Obrigado, pelas dores saradas!
Obrigado, pelas dores ainda não curadas!
Obrigado, porque, apesar de mim…