Pular para o conteúdo principal

OUVIDOS SÁBIOS!


“Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se.” – Tg. 1. 19 NVI
“Se você é de fato humilde...tem de saber ouvir...” – (- O eremita das “Crônicas de Nárnia – O Cavalo e Seu Menino”- de C. S. Lewis)


Esposa de pastor você já orou por seus ouvidos hoje?
Seus ouvidos são disciplinados?

Com algumas lutas tenho aprendido que o saber ouvir é importante. Ouvir requer humildade e disciplina.
Ouvir nos é recomendado na Palavra de Deus. Ouvir com sabedoria é relevante. Não é fácil. Sempre insistimos em falar primeiro e demorarmo-nos em ouvir. O contrário daquilo que nos ensina a Bíblia é o que fazemos e sofremos com essa atitude errada.
Há um momento em que sermos somente ouvintes é errado, sim, quando ouvimos a Palavra e pararmos aí. Tiago nos diz que seremos felizes naquilo que fizermos quando praticarmos o que ouvimos da Palavra do Senhor. Nesse caso, só ouvir não adianta.
Mas em nossos relacionamentos, quando ouvimos notícias boas, palavras amigas e consoladoras, é muito bom. Ouvir uma repreensão, uma crítica construtiva e uma exortação quando feitas com o coração contrito e sábio em amor, nos faz o bem e não o mal, (tanto o que fala quanto o que ouve). Mas,  o que fazermos quando ouvimos algo que nos ofende, ataca, irrita? E quando ouvimos mentiras sobre nós ou sobre outros? Ah, Senhor! O coração revolta e os pensamentos vêm como redemoinhos prontos a saírem derrubando tudo. Os lábios logo querem propalar o que vai dentro do coração. Procurando a defesa acabamos por aumentar a tristeza e atacamos de todos os lados.
Olhando para Jesus, nosso Mestre, O vemos silente diante de seus acusadores. Quieto ante os rogos da mulher Cananéia e nos intrigamos com o certo silêncio Dele quando soube da morte de Lázaro, seu amigo.
Jesus pronunciava, no momento certo, palavras sábias e edificantes, quando abria a Sua boca.  Seja diante dos fariseus, discípulos ou Pilatos.
Como precisamos aprender a ouvir! E isso é diferente de “engolirmos sapos”. O que Tiago ensina é prudência, sabedoria do Alto. É o meu desejo seguir este ensino e isto tem sido meu aprendizado a cada dia. Não entendo muitos acontecimentos ou certas atitudes e palavras de algumas pessoas. Tenho procurado ouvir além das palavras e atos. O aprendizado de ficar quieta, aguardando em oração o Conselho Sábio de meu Senhor e permanecer em silêncio, sem deixar a raiz de mágoas e tristezas brotarem só é conseguida pelo Espírito Santo. E isto é graça de Deus.
Voltando o olhar para Jesus vemos que Ele quebra o silêncio diante dos rogos da Mulher Cananéia dando a libertação e cura para sua filha. Ele rompe o silêncio depois de alguns dias para trazer vida a Lázaro. Jesus Cristo mostra Sua Glória e Autoridade a Pilatos com poucas palavras, sem arrogância ou violência, revelando  Sua superioridade ao Império Romano. Diante de Seus acusadores Ele ficou quieto e só responde com a verdade nada agradável ao Sumo Sacerdote, que tinha ouvidos mas não ouvia, pois não suportou e não aceitou que ele estava diante do Verdadeiro Filho de Deus.
Oh, que maravilha! Ouvir. Ouvir. Ouvir. Senhor, dê-nos ouvidos sábios como os de Jesus.
Devemos todos os dias orarmos assim.  Somente falarmos com o explícito desejo de trazermos cura, libertação, graça aos doentes da alma. Vida e ar de bálsamo aos que cheiram mal e fracos, espiritualmente. Revelarmos a Glória de Deus em nossas palavras e ações. Se assim não for só haverá barulho e nada mais porque tudo  deve ser feito pelo fruto do Espírito : o Amor!  Pois foi justamente isso, Amor, que levou Jesus Cristo a ficar em silêncio, em um momento de ofensas e rogos tão perturbadores, para depois, no instante correto romper o silêncio com Amor!
Em Jesus Cristo o Silencioso Altamente Falante, o Possuidor de Ouvidos Sábios e Entendedor da alma humana.
Ethel Martins
Textos  Mt. 15. 21 a 28; Jo. 11. 6, 7; Mc. 14. 53 a 65 e 15. 3 a 5, 16 a 20.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MULHER INTERCESSORA E CHEIA DE FÉ!

Alguns dias atrás estava lendo Mateus 15. 21-28. Fiquei emocionada ao ver o exemplo daquela mulher cananéia (ou siro-fenícia, como relata Marcos 7). São vidas assim que me ajudam  a cada dia. Como mulher devo orar, clamar, pedir, rogar ao Senhor pela igreja. Destaco que aquela mulher, embora não pertencesse ao povo escolhido, o povo de Israel, sim, aquela mulher demonstrou tamanha fé que nem mesmo entre seu povo Jesus encontrara. Ela era uma mulher intercessora e cheia de fé. A mulher cananéia estava passando por um momento muito difícil por causa de sua filha, esta se encontrava endemoninhada. Ao saber que Jesus estava em sua região ela não perde a esperança e a oportunidade de ir atrás de Jesus e seus discípulos gritando, clamando por misericórdia.  Ela roga por sua filha. O que aprendi com esta mulher? 1) Ela reconhece e adora Jesus . Diante de Jesus uma mulher adoradora com problemas, aflita, sim, mas confiante Naquele que é Senhor sobre tudo e todos. Ela O adorou e ao assim f

RUTE E NÓS

A palavra nos mostra vários personagens. Como esposa de pastor procuramos encontrar alguém da Bíblia, fora Jesus Cristo, que poderíamos tomar como exemplo. Vemos em Rute algumas características e atitudes tomadas que mostram como Deus age em nossa vida e como nos assemelhamos a Rute. O Pr. Jaime Kemp diz que: “como esposa de pastor estamos em uma posição especial, porém delicada e vulnerável”. Vejamos: 1-Rute renunciou seu lar, seu povo, seu modo de vida e ousou enfrentar o desconhecido – Rt. 1.16,17,11 2-Rute não se intimidou diante da pobreza e do serviço pesado, teve muita iniciativa – Rt.2.2,7,17 3-Rute foi submissa – ouviu e seguiu os conselhos e orientações de sua sogra – Rt.2.22;3.1-5,17,18 4-Rute não procurou satisfazer a si mesmo e foi chamada de mulher virtuosa – Rt.3.10,11 5-Rute soube repartir – Rt.2.18 6-Rute alcançou benevolência, favor do “senhor de muitos bens” – o dono da sega – Rt.2.8,9,14,15,16 7-Rute abençoada – resgatada por um preço – entrou para a genealogia de J

DIA DO PASTOR PRESBITERIANO - IPB

Homenagem ao Pastor Seja mais jovem ou seja mais velho, Seja licenciado ou seja jubilado, Seja efetivo, seja eleito ou evangelista, Não importa. Fostes escolhido por Deus, Fostes vocacionado por Deus, Fostes capacitado por Deus. A Deus seja a glória! Que tua visão seja como a da águia, Que tu sejas simples como a pomba, Que tu sejas prudente como a serpente. Precisas de Conselho? Jesus é o teu Maravilhoso Conselheiro. Careces de Sabedoria? Deus te concede sem nada cobrar. Andas cansado? O Onipotente é a tua sombra onde podes descansar. Tens preocupações? Vosso Pai Celestial tem todo cuidado por ti. Importa que você “cumpra o teu ministério, Pregue a Palavra, corrige, repreende e exorta com toda a longanimidade e doutrina. Faze o trabalho de um evangelista! E Que o Senhor seja com o teu espírito”. Parabéns, Pastor! Ethel Martins Homenagem feita aos Pastores do PCAG, em dez/2007