Pular para o conteúdo principal

PARA SER ESPOSA DE PASTOR É PRECISO....

Ser educada para esse fim?
Estudar em algum seminário ou instituto bíblico?
Saber tocar algum instrumento musical?
Conhecer tudo sobre a Bíblia?
Saber cantar?
Dar aulas na Escola Bíblica Dominical?
Ser presidente de Sociedades internas da igreja?
Esconder os defeitos?
Viver com aparência elegante?
Andar sempre sorrindo?
Nunca faltar aos trabalhos programados da igreja?
Saber falar em público?
Se preparar de alguma forma?

A resposta é não para cada uma dessas perguntas.
Muitas mulheres pensam que podem se preparar para ser esposa de um pastor.
Não tem como se preparar.
A esposa de pastor causa temor e admiração. Alguns pensam em como é doce e angelical viver a vida como esposa de pastor, ora isso é fora de propósito, não é real. Somos diferentes? Somos especiais? Sim, mas não mais do que outras esposas cujos maridos não são pastores. Somos apenas mulheres com virtudes e defeitos. Não estamos aqui para refletirmos nossa própria glória. Você que é esposa de pastor sabe disso. Não nos colocamos acima de ninguém. Nosso modelo é Jesus Cristo. Não importa se é esposa de pastor ou não. O Padrão é Jesus Cristo.!
Não há como se preparar para ser esposa de pastor porque não sabemos o futuro, graças a Deus por isso! O pastor não é a perfeição. É escolhido de Deus para a sublime tarefa de pastorear a igreja e ao lado dele o Senhor coloca uma mulher, também imperfeita, com a missão de ser esposa que o ame e juntos vivam a mensagem do evangelho.
Você esposa de pastor vai dar aulas na escola dominical? Você tem o dom do ensino? Se for faça-o com toda dedicação, esmere-se nisso, pois assim a Bíblia orienta (Rm. 12. 7). Gosta de cantar e tem boa voz? Cante para Deus e não para satisfazer a quem quer que seja. Tem o dom de presidir? Faça, mas faça com diligência (Rm.12.8). Tem o dom de misericórdia? Exerça-o com alegria. (Rm. 12. 8). Tem talento natural para tocar algum instrumento musical? Toque, mas toque com amor para Jesus, esqueça a platéia. Não faça nada porque você é a esposa do pastor ou para agradar alguém, ou ainda para receber aplausos. Faça tudo para a glória de Deus, usando os dons que Ele lhe concede e "Todos os vossos atos sejam feitos com amor" (I Co. 16. 14). O que passar disso, creio, não edificará nenhuma vida, nem a nossa própria.
Amar a Deus sobre todas as coisas e aos outros como a nós mesmos (Mc. 12. 30 - 34) "Não há outro mandamento maior do que estes", disse Jesus.
Simplesmente vivamos Sua Palavra. Vivamos Cristo Jesus.
Para ser esposa de pastor é preciso ser serva de Deus.
Em Cristo Jesus que "tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, Ele abriu mão d etudo o que era Seu e tomou  a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, Ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte - morte de cruz" (Fp. 2. 6 a 8). Se o meu Senhor assim agiu, o que farei eu?
Abraços
Ethel Martins

Comentários

  1. Graça e Paz!
    Que bom poder encontrar seu blog, minha irmã.
    Tbém sou esposa de Pastor, ainda uma jovem esposa de pastor. E tenho procurado agir exatamente, como a irmã descreve no seu post. Também concordo e muito, pois em tão pouco tempo já tenho vivido alguma coisa sobre o que a irmã fala no post: "A Esposa de pastor e a contradição". Mas também acredito, e tenho isso impregnado em minha esencia, que tudo é para a Gloria do nosso Deus, e se não for assim, nada terá realmente sentido.
    Muito bom, poder ler estas mensagens que muito edificam, não só a mim, mas creio que a muitas outras esposas de pastores.

    Que o Senhor Jesus continue te inspirando, com mensagens maravilhosas assim, e que te de sempre força e alegria em compartilha-las conosco.

    Com Carinho
    Débora V B Gomes

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz!

    Irmã Débora,

    Gostei muito de seu comentário em meu blog. Obrigado.Fico feliz em ver e ouvir que Deus tem abençoado vidas.Que o Senhor a cada dia oriente você e a cada dia você mostre a Beleza de Jesus em tua vida.
    Em Cristo fratenalmente
    Ethel Martins

    ResponderExcluir
  3. Amada Ethel, é muito bom, muito edificante, qundo, nas madrugadas, encontramos contigo aqui. Desculpe-me, mas apenas com a intençao de colaborar, neste texto a referencia não é II Cor. 16.14, mas I Cor. "Faça tudo para a glória de Deus, usando os dons que Ele lhe concede e "Todos os vossos atos sejam feitos com amor" (II Co. 16. 14)." Deus te abençoe. Silma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz!
      Prezada irmã Silma,
      Obrigado pela visita ao meu blog. Realmente é I Co. 16.14, ao digitar enganei-me. Agradeço a observação. Que o Senhor te abençoe e te guarde.
      Abraços
      Ethel Martins

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é importante. Agradeço a sua visita. volte sempre. Abraços da Ethel.

Postagens mais visitadas deste blog

MULHER INTERCESSORA E CHEIA DE FÉ!

Alguns dias atrás estava lendo Mateus 15. 21-28. Fiquei emocionada ao ver o exemplo daquela mulher cananéia (ou siro-fenícia, como relata Marcos 7). São vidas assim que me ajudam  a cada dia.
Como mulher devo orar, clamar, pedir, rogar ao Senhor pela igreja. Destaco que aquela mulher, embora não pertencesse ao povo escolhido, o povo de Israel, sim, aquela mulher demonstrou tamanha fé que nem mesmo entre seu povo Jesus encontrara. Ela era uma mulher intercessora e cheia de fé.
A mulher cananéia estava passando por um momento muito difícil por causa de sua filha, esta se encontrava endemoninhada. Ao saber que Jesus estava em sua região ela não perde a esperança e a oportunidade de ir atrás de Jesus e seus discípulos gritando, clamando por misericórdia.  Ela roga por sua filha. O que aprendi com esta mulher?

1) Ela reconhece e adora Jesus. Diante de Jesus uma mulher adoradora com problemas, aflita, sim, mas confiante Naquele que é Senhor sobre tudo e todos. Ela O adorou e ao assim fazer d…

DIA DO PASTOR PRESBITERIANO - IPB

Homenagem ao Pastor

Seja mais jovem ou seja mais velho,
Seja licenciado ou seja jubilado,
Seja efetivo, seja eleito ou evangelista,
Não importa.
Fostes escolhido por Deus,
Fostes vocacionado por Deus,
Fostes capacitado por Deus.
A Deus seja a glória!
Que tua visão seja como a da águia,
Que tu sejas simples como a pomba,
Que tu sejas prudente como a serpente.
Precisas de Conselho?
Jesus é o teu Maravilhoso Conselheiro.
Careces de Sabedoria?
Deus te concede sem nada cobrar.
Andas cansado?
O Onipotente é a tua sombra onde podes descansar.
Tens preocupações?
Vosso Pai Celestial tem todo cuidado por ti.
Importa que você “cumpra o teu ministério,
Pregue a Palavra, corrige, repreende e exorta com toda a longanimidade e doutrina.
Faze o trabalho de um evangelista!
E Que o Senhor seja com o teu espírito”.
Parabéns, Pastor!

Ethel Martins

Homenagem feita aos Pastores do PCAG, em dez/2007

AGRADECER!

Graça e paz!
É desejo do meu coração que você tenha alegria espiritual, que sua mente esteja guardada em Cristo Jesus, que sua vida seja firme na Rocha e que tua alma se refrigere nas águas mansas do Espírito Santo. Deixe-se inundar deste rio de ternura e paz, vida e graça de nosso Deus.
Deus ouve as orações. Em Sua misericórdia Deus tem nos atendido. Graças a Ele.
Você já parou para contar as bênçãos de Deus em tua vida? Já disse a Ele :“Muito Obrigado!”?
É difícil, não? Nem podemos enumerar o que Ele tem feito por nós. Comecei a anotar motivos de gratidão a Deus, veja se você concorda comigo nesta oração de gratidão:
Obrigado, Senhor!
Obrigado, por mais um ano em minha vida!
Obrigado, pelo Teu sustento e proteção!
Obrigado, pela Tua Graça e Amor!
Obrigado, pelo vazio preenchido com Tua Doce e Amada Presença!
Obrigado, pelas dores saradas!
Obrigado, pelas dores ainda não curadas!
Obrigado, porque, apesar de mim…