quinta-feira, 6 de maio de 2010

PARA SER ESPOSA DE PASTOR É PRECISO....

Ser educada para esse fim?
Estudar em algum seminário ou instituto bíblico?
Saber tocar algum instrumento musical?
Conhecer tudo sobre a Bíblia?
Saber cantar?
Dar aulas na Escola Bíblica Dominical?
Ser presidente de Sociedades internas da igreja?
Esconder os defeitos?
Viver com aparência elegante?
Andar sempre sorrindo?
Nunca faltar aos trabalhos programados da igreja?
Saber falar em público?
Se preparar de alguma forma?

A resposta é não para cada uma dessas perguntas.
Muitas mulheres pensam que podem se preparar para ser esposa de um pastor.
Não tem como se preparar.
A esposa de pastor causa temor e admiração. Alguns pensam em como é doce e angelical viver a vida como esposa de pastor, ora isso é fora de propósito, não é real. Somos diferentes? Somos especiais? Sim, mas não mais do que outras esposas cujos maridos não são pastores. Somos apenas mulheres com virtudes e defeitos. Não estamos aqui para refletirmos nossa própria glória. Você que é esposa de pastor sabe disso. Não nos colocamos acima de ninguém. Nosso modelo é Jesus Cristo. Não importa se é esposa de pastor ou não. O Padrão é Jesus Cristo.!
Não há como se preparar para ser esposa de pastor porque não sabemos o futuro, graças a Deus por isso! O pastor não é a perfeição. É escolhido de Deus para a sublime tarefa de pastorear a igreja e ao lado dele o Senhor coloca uma mulher, também imperfeita, com a missão de ser esposa que o ame e juntos vivam a mensagem do evangelho.
Você esposa de pastor vai dar aulas na escola dominical? Você tem o dom do ensino? Se for faça-o com toda dedicação, esmere-se nisso, pois assim a Bíblia orienta (Rm. 12. 7). Gosta de cantar e tem boa voz? Cante para Deus e não para satisfazer a quem quer que seja. Tem o dom de presidir? Faça, mas faça com diligência (Rm.12.8). Tem o dom de misericórdia? Exerça-o com alegria. (Rm. 12. 8). Tem talento natural para tocar algum instrumento musical? Toque, mas toque com amor para Jesus, esqueça a platéia. Não faça nada porque você é a esposa do pastor ou para agradar alguém, ou ainda para receber aplausos. Faça tudo para a glória de Deus, usando os dons que Ele lhe concede e "Todos os vossos atos sejam feitos com amor" (I Co. 16. 14). O que passar disso, creio, não edificará nenhuma vida, nem a nossa própria.
Amar a Deus sobre todas as coisas e aos outros como a nós mesmos (Mc. 12. 30 - 34) "Não há outro mandamento maior do que estes", disse Jesus.
Simplesmente vivamos Sua Palavra. Vivamos Cristo Jesus.
Para ser esposa de pastor é preciso ser serva de Deus.
Em Cristo Jesus que "tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, Ele abriu mão d etudo o que era Seu e tomou  a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, Ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte - morte de cruz" (Fp. 2. 6 a 8). Se o meu Senhor assim agiu, o que farei eu?
Abraços
Ethel Martins

4 comentários:

  1. Graça e Paz!
    Que bom poder encontrar seu blog, minha irmã.
    Tbém sou esposa de Pastor, ainda uma jovem esposa de pastor. E tenho procurado agir exatamente, como a irmã descreve no seu post. Também concordo e muito, pois em tão pouco tempo já tenho vivido alguma coisa sobre o que a irmã fala no post: "A Esposa de pastor e a contradição". Mas também acredito, e tenho isso impregnado em minha esencia, que tudo é para a Gloria do nosso Deus, e se não for assim, nada terá realmente sentido.
    Muito bom, poder ler estas mensagens que muito edificam, não só a mim, mas creio que a muitas outras esposas de pastores.

    Que o Senhor Jesus continue te inspirando, com mensagens maravilhosas assim, e que te de sempre força e alegria em compartilha-las conosco.

    Com Carinho
    Débora V B Gomes

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz!

    Irmã Débora,

    Gostei muito de seu comentário em meu blog. Obrigado.Fico feliz em ver e ouvir que Deus tem abençoado vidas.Que o Senhor a cada dia oriente você e a cada dia você mostre a Beleza de Jesus em tua vida.
    Em Cristo fratenalmente
    Ethel Martins

    ResponderExcluir
  3. Amada Ethel, é muito bom, muito edificante, qundo, nas madrugadas, encontramos contigo aqui. Desculpe-me, mas apenas com a intençao de colaborar, neste texto a referencia não é II Cor. 16.14, mas I Cor. "Faça tudo para a glória de Deus, usando os dons que Ele lhe concede e "Todos os vossos atos sejam feitos com amor" (II Co. 16. 14)." Deus te abençoe. Silma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz!
      Prezada irmã Silma,
      Obrigado pela visita ao meu blog. Realmente é I Co. 16.14, ao digitar enganei-me. Agradeço a observação. Que o Senhor te abençoe e te guarde.
      Abraços
      Ethel Martins

      Excluir

Seu comentário é importante. Agradeço a sua visita. volte sempre. Abraços da Ethel.