Pular para o conteúdo principal

ISOLAMENTO

Anos atrás li no jornal, Estado de Minas de 05/03/2006, na coluna de Regina Teixeira da Costa, “Em dia com a Psicanálise”, sobre o “Peso das Ilusões”. A articulista fala sobre as relações humanas e as relações virtuais. Ela escreve: “A impossibilidade de harmonia nas relações humanas sempre existiu...” e , “quando queremos evitar muito blábláblá, polêmica e desgastes, temos a opção de mergulhar na solidão relativa. Estamos e não estamos sós”. Mas, “é na realidade que os problemas se instalam, e sua conseqüência é a tendência ao isolamento e o reforço nos contatos virtuais”, isto, porque, segundo ela, “na realidade virtual ao mínimo sinal de aborrecimento com o outro, basta desconectar, deletar, desaparecer com ele sem nenhuma necessidade de encontros embaraçosos e chorosos ou qualquer sentimento de culpa”.
Infelizmente isto tem acontecido. Certamente que o meio evangélico não está por fora e pastores, esposas de pastores, filhos de pastores – a família pastoral recorre a este isolamento.
Você e eu podemos e devemos ter um tempo só para nós, nossas famílias, nossa comunhão com o Pai, isto é importante. Mas, há momentos em que não devemos ficar só. Ficar só é perigoso. O isolamento não trará benefício algum.
Paulo, o Apóstolo, sentiu-se só, abandonado e pediu a companhia de Marcos “pois” ele lhe era “muito útil”, sim, o mesmo Marcos que dele se apartou na viagem para Antioquia da Pisídia e depois causou uma desavença entre Paulo e Barnabé acabando por separa-los. Paulo agora pede a companhia dele porque este lhe era “muito útil para o ministério”.(II Tm. 4.9-11).
Moisés clamou a Deus dizendo: “eu sozinho não posso levar todo o fardo”. Deus mandou que ele reunisse os líderes do povo e o Espírito estaria sobre eles também. Disse Deus: “contigo levarão a carga do povo, para que não a leve tu somente”.(Nm.11.16,17).
Jesus Cristo se relacionou com muitas pessoas, multidões. Às vezes, Ele ficava só, para orar. Mas, alguns poucos, podemos dizer três, dentre aquela multidão, gozaram de uma intimidade maior e, Jesus compartilhou com eles momentos de glória como a Transfiguração e momentos de angústia profunda e dor intensa como no Getsêmani. Disse Jesus: “ficai aqui e vigiai Comigo”. Em Sua humanidade Jesus teve necessidade da companhia de alguém, apesar dos relacionamentos e dos discípulos não conseguirem orar com Ele e por Ele. Jesus não se isolou, compartilhou de Sua glória mas também de Sua aflição e sofrimento. (Lc.9.28; Mt. 26.36-46).
Por vezes nos isolamos, talvez não fisicamente, mas mergulhamos na “solidão relativa”,emocional",“virtual”, ou “mental”. Creio que precisamos de amigos irmãos conselheiros, pessoas que venham exortar-nos, dizer a nós realmente o que precisamos ouvir, alguém que compartilhe de nossas vitórias, derrotas, fraquezas e momentos de dor e sofrimento.
A roupa suja é limpa por meio do bater, esfregar. As rodas das engrenagens de um carro ou máquina se movem por causa do atrito entre seus dentes e mecanismos complicados mas, ligados uns aos outros, se isolados não funcionarão. Não fique só!
Como já dizia, nos anos 80, o saudoso compositor sacro Sérgio Pimenta: “Superficial, risos polidos, relacionamentos de ‘alô’ que ninguém estranha se falidos, que ninguém mais sabe o que é amor”. Não podemos “desconectar”, “deletar” com as pessoas. O cristianismo é relacionamento. Deus se relacionando conosco e nós nos relacionando com Ele e com o próximo. Concluo com versos finais de Sérgio Pimenta: “Liberdade no que é perfeito, externar aquilo que se é. Em Jesus o amor brota no peito de quem O segue , crendo pela fé. E se faz visível, qualquer jeito: em prosa, em gesto em do-mi-fá-sol-lá-si-ré”.
Abraços em Cristo Jesus que veio até nós e sofreu o desamparo na cruz por amor para que não ficássemos sozinhos. Ele está conosco sempre!
Ethel

Comentários

  1. Shalom!

    1. Uma alegria conhecer seu blog. Que o Eterno resplandeça o rosto Dele sobre ti!

    Medite em Sl 119.32

    Nele, Pr Marcello

    Visite:

    http://davarelohim.blogspot.com/

    e veja o texto:

    As duas águias e os trÊs ramos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é importante. Agradeço a sua visita. volte sempre. Deus abençoe sua vida!

Postagens mais visitadas deste blog

MULHER INTERCESSORA E CHEIA DE FÉ!

Alguns dias atrás estava lendo Mateus 15. 21-28. Fiquei emocionada ao ver o exemplo daquela mulher cananéia (ou siro-fenícia, como relata Marcos 7). São vidas assim que me ajudam  a cada dia. Como mulher devo orar, clamar, pedir, rogar ao Senhor pela igreja. Destaco que aquela mulher, embora não pertencesse ao povo escolhido, o povo de Israel, sim, aquela mulher demonstrou tamanha fé que nem mesmo entre seu povo Jesus encontrara. Ela era uma mulher intercessora e cheia de fé. A mulher cananéia estava passando por um momento muito difícil por causa de sua filha, esta se encontrava endemoninhada. Ao saber que Jesus estava em sua região ela não perde a esperança e a oportunidade de ir atrás de Jesus e seus discípulos gritando, clamando por misericórdia.  Ela roga por sua filha. O que aprendi com esta mulher? 1) Ela reconhece e adora Jesus . Diante de Jesus uma mulher adoradora com problemas, aflita, sim, mas confiante Naquele que é Senhor sobre tudo e todos. Ela O adorou e ao assim f

RUTE E NÓS

A palavra nos mostra vários personagens. Como esposa de pastor procuramos encontrar alguém da Bíblia, fora Jesus Cristo, que poderíamos tomar como exemplo. Vemos em Rute algumas características e atitudes tomadas que mostram como Deus age em nossa vida e como nos assemelhamos a Rute. O Pr. Jaime Kemp diz que: “como esposa de pastor estamos em uma posição especial, porém delicada e vulnerável”. Vejamos: 1-Rute renunciou seu lar, seu povo, seu modo de vida e ousou enfrentar o desconhecido – Rt. 1.16,17,11 2-Rute não se intimidou diante da pobreza e do serviço pesado, teve muita iniciativa – Rt.2.2,7,17 3-Rute foi submissa – ouviu e seguiu os conselhos e orientações de sua sogra – Rt.2.22;3.1-5,17,18 4-Rute não procurou satisfazer a si mesmo e foi chamada de mulher virtuosa – Rt.3.10,11 5-Rute soube repartir – Rt.2.18 6-Rute alcançou benevolência, favor do “senhor de muitos bens” – o dono da sega – Rt.2.8,9,14,15,16 7-Rute abençoada – resgatada por um preço – entrou para a genealogia de J

DIA DO PASTOR PRESBITERIANO - IPB

Homenagem ao Pastor Seja mais jovem ou seja mais velho, Seja licenciado ou seja jubilado, Seja efetivo, seja eleito ou evangelista, Não importa. Fostes escolhido por Deus, Fostes vocacionado por Deus, Fostes capacitado por Deus. A Deus seja a glória! Que tua visão seja como a da águia, Que tu sejas simples como a pomba, Que tu sejas prudente como a serpente. Precisas de Conselho? Jesus é o teu Maravilhoso Conselheiro. Careces de Sabedoria? Deus te concede sem nada cobrar. Andas cansado? O Onipotente é a tua sombra onde podes descansar. Tens preocupações? Vosso Pai Celestial tem todo cuidado por ti. Importa que você “cumpra o teu ministério, Pregue a Palavra, corrige, repreende e exorta com toda a longanimidade e doutrina. Faze o trabalho de um evangelista! E Que o Senhor seja com o teu espírito”. Parabéns, Pastor! Ethel Martins Homenagem feita aos Pastores do PCAG, em dez/2007