Pular para o conteúdo principal

"LIÇÕES DE SOPHIA"

Ao assistir ao bom, emocionante e surpreendente filme: "The Moving of Sophia Myles" (A Mudança de Sophia), baseado no livro de John Mac Nicholas, Produção de Ray Sager e Direção de Michael Switzer. Com ótima interpretação dos atores, especialmente da atriz Della Reese, que faz a personagem principal. Tirei algumas lições desta história sobre a grande mudança ocorrida na vida de uma esposa de pastor, Sophia, à custa de uma dor muito profunda. Lógico que não contarei aqui o filme. Se tiver oportunidade assista-o.
Alguns ensinos já sabemos. Mas sempre é bom recorda-los. Extraí tres ensinos do filme:
1) Quem domina e controla tudo e todos se torna arrogante e soberbo, entrando em confronto direto com Deus; 2) O diálogo é essencial para o desenvolvimento de um relacionamento; e 3) A humildade é ação diária.
Em decorrência destas três grandes lições podemos ver outros ensinos como: A esposa de Pastor:
  • Não é a mulher sabe tudo - "não te estribes no teu próprio entendimento".
  • Não deve ser dominadora - entre eu ser a esposa de pastor e a querer controla-lo e/ou à igreja, há uma grande diferença - "As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao SENHOR". E eu devo considerar "considerar os outros superiores" a mim "mesmo".
  • Não é juíza - "Não julgueis, para que não sejais julgados".
  • Não é o pastor- "não permito que a mulher...exerça a autoridade de homem".
  • Nem sempre o que vê ou escuta é a realidade, por isso dever pedir ao SENHOR a visão e o entendimento correto das situações - "Os teus olhos olhem direito e as tuas pálpebras diretamente diante de ti".
  • Não tira conclusões precipitadas - "o de ânimo precipitado exalta a loucura" e "Não é bom proceder sem refletir e peca quem é precipitado".
  • Deve ser instrumento de reconciliação - "é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz"
  • Deve ouvir mais e falar menos - "Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo."
  • Deve aprender a ouvir o "silêncio" - nem sempre a quietude das pessoas quer dizer o abandono da fé, mas , pode, sim, ser DEUS operando maravilhas e quebrantando o coração - "fiz calar e sossegar a minha alma" - "Aquietai-vos e sabei que EU SOU DEUS" - "em sossegardes está a vossa salvação; e na tranquilidade e na confiança, a vossa força...diz o SENHOR DEUS".

O filme mostra o dia-a-dia nos relacionamentos entre os membros, o pastor e a esposa, nos fazendo lembrar de quem somos, de que TODO O PODER pertence a DEUS e a humildade é imprescindível. Às vezes, nos esquecemos destes ensinos bíblicos práticos e, como Sophia, acreditamos que tudo depende de nós e até mesmo cremos que conhecemos o que o outro pensa ou deseja e, isto, certamente, é pecado, pois nos arrogamos e nos colocamos em uma posição a qual não nos foi concedida.

Sophia queria que algo ou alguém mudasse. DEUS operou a mudança. E foi justamente nela. Sophia aprendeu que ela dependia dos outros também. Sophia aprendeu a ser quem realmente era: nada. Mas, em CRISTO JESUS ela poderia ser um instrumento para edificação de vidas e praticar o que já conhecia: amor e perdão!

Sob a ONIPOTÊNCIA DE DEUS curvamo-nos e humildemente recoheçamos nossa verdadeira condição: como esposa auxiliadora, cumprir a PALAVRA DO SENHOR.

Que a mudança comece em mim.

A CRISTO JESUS, O SENHOR DEUS ENCARNADO, O SUPREMO PASTOR, O SOBERANO que tudo vê, tudo escuta, tudo sabe e que se humilhou em obediência e amor.

Referências Bíblicas: Pv. 3. 5; Cl. 3. 18; Fp. 2. 3; Mt. 7. 1; I Tm. 2:12; Pv. 4. 24,25; 14. 29; 19.2; Tg. 3. 18; Pv. 25. 11; Sl. 131.2; 46. 10; Is. 30. 15

Comentários

  1. Ola irmã!

    Visitando blogs para divulgar o nosso Genizah encontrei o seu espaço. Supresa boa. Ótimo material inédito e bons posts em geral. Parabéns.

    Aproveitamos a oportunidade para convidá-lo a conhecer o Genizah, um blog que faz apologética com muito humor, oferece textos inéditos de grandes autores e dá bom combate na heresia e nos modismos que tanto mal andam fazendo à difusão do Evangelho puro!


    Vejo você por lá e já estamos lhe seguindo.

    Paz e Bem.

    Danilo

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é importante. Agradeço a sua visita. volte sempre. Abraços da Ethel.

Postagens mais visitadas deste blog

MULHER INTERCESSORA E CHEIA DE FÉ!

Alguns dias atrás estava lendo Mateus 15. 21-28. Fiquei emocionada ao ver o exemplo daquela mulher cananéia (ou siro-fenícia, como relata Marcos 7). São vidas assim que me ajudam  a cada dia.
Como mulher devo orar, clamar, pedir, rogar ao Senhor pela igreja. Destaco que aquela mulher, embora não pertencesse ao povo escolhido, o povo de Israel, sim, aquela mulher demonstrou tamanha fé que nem mesmo entre seu povo Jesus encontrara. Ela era uma mulher intercessora e cheia de fé.
A mulher cananéia estava passando por um momento muito difícil por causa de sua filha, esta se encontrava endemoninhada. Ao saber que Jesus estava em sua região ela não perde a esperança e a oportunidade de ir atrás de Jesus e seus discípulos gritando, clamando por misericórdia.  Ela roga por sua filha. O que aprendi com esta mulher?

1) Ela reconhece e adora Jesus. Diante de Jesus uma mulher adoradora com problemas, aflita, sim, mas confiante Naquele que é Senhor sobre tudo e todos. Ela O adorou e ao assim fazer d…

DIA DO PASTOR PRESBITERIANO - IPB

Homenagem ao Pastor

Seja mais jovem ou seja mais velho,
Seja licenciado ou seja jubilado,
Seja efetivo, seja eleito ou evangelista,
Não importa.
Fostes escolhido por Deus,
Fostes vocacionado por Deus,
Fostes capacitado por Deus.
A Deus seja a glória!
Que tua visão seja como a da águia,
Que tu sejas simples como a pomba,
Que tu sejas prudente como a serpente.
Precisas de Conselho?
Jesus é o teu Maravilhoso Conselheiro.
Careces de Sabedoria?
Deus te concede sem nada cobrar.
Andas cansado?
O Onipotente é a tua sombra onde podes descansar.
Tens preocupações?
Vosso Pai Celestial tem todo cuidado por ti.
Importa que você “cumpra o teu ministério,
Pregue a Palavra, corrige, repreende e exorta com toda a longanimidade e doutrina.
Faze o trabalho de um evangelista!
E Que o Senhor seja com o teu espírito”.
Parabéns, Pastor!

Ethel Martins

Homenagem feita aos Pastores do PCAG, em dez/2007

AGRADECER!

Graça e paz!
É desejo do meu coração que você tenha alegria espiritual, que sua mente esteja guardada em Cristo Jesus, que sua vida seja firme na Rocha e que tua alma se refrigere nas águas mansas do Espírito Santo. Deixe-se inundar deste rio de ternura e paz, vida e graça de nosso Deus.
Deus ouve as orações. Em Sua misericórdia Deus tem nos atendido. Graças a Ele.
Você já parou para contar as bênçãos de Deus em tua vida? Já disse a Ele :“Muito Obrigado!”?
É difícil, não? Nem podemos enumerar o que Ele tem feito por nós. Comecei a anotar motivos de gratidão a Deus, veja se você concorda comigo nesta oração de gratidão:
Obrigado, Senhor!
Obrigado, por mais um ano em minha vida!
Obrigado, pelo Teu sustento e proteção!
Obrigado, pela Tua Graça e Amor!
Obrigado, pelo vazio preenchido com Tua Doce e Amada Presença!
Obrigado, pelas dores saradas!
Obrigado, pelas dores ainda não curadas!
Obrigado, porque, apesar de mim…