segunda-feira, 29 de junho de 2009

"LIÇÕES DE SOPHIA"

Ao assistir ao bom, emocionante e surpreendente filme: "The Moving of Sophia Myles" (A Mudança de Sophia), baseado no livro de John Mac Nicholas, Produção de Ray Sager e Direção de Michael Switzer. Com ótima interpretação dos atores, especialmente da atriz Della Reese, que faz a personagem principal. Tirei algumas lições desta história sobre a grande mudança ocorrida na vida de uma esposa de pastor, Sophia, à custa de uma dor muito profunda. Lógico que não contarei aqui o filme. Se tiver oportunidade assista-o.
Alguns ensinos já sabemos. Mas sempre é bom recorda-los. Extraí tres ensinos do filme:
1) Quem domina e controla tudo e todos se torna arrogante e soberbo, entrando em confronto direto com Deus; 2) O diálogo é essencial para o desenvolvimento de um relacionamento; e 3) A humildade é ação diária.
Em decorrência destas três grandes lições podemos ver outros ensinos como: A esposa de Pastor:
  • Não é a mulher sabe tudo - "não te estribes no teu próprio entendimento".
  • Não deve ser dominadora - entre eu ser a esposa de pastor e a querer controla-lo e/ou à igreja, há uma grande diferença - "As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao SENHOR". E eu devo considerar "considerar os outros superiores" a mim "mesmo".
  • Não é juíza - "Não julgueis, para que não sejais julgados".
  • Não é o pastor- "não permito que a mulher...exerça a autoridade de homem".
  • Nem sempre o que vê ou escuta é a realidade, por isso dever pedir ao SENHOR a visão e o entendimento correto das situações - "Os teus olhos olhem direito e as tuas pálpebras diretamente diante de ti".
  • Não tira conclusões precipitadas - "o de ânimo precipitado exalta a loucura" e "Não é bom proceder sem refletir e peca quem é precipitado".
  • Deve ser instrumento de reconciliação - "é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz"
  • Deve ouvir mais e falar menos - "Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo."
  • Deve aprender a ouvir o "silêncio" - nem sempre a quietude das pessoas quer dizer o abandono da fé, mas , pode, sim, ser DEUS operando maravilhas e quebrantando o coração - "fiz calar e sossegar a minha alma" - "Aquietai-vos e sabei que EU SOU DEUS" - "em sossegardes está a vossa salvação; e na tranquilidade e na confiança, a vossa força...diz o SENHOR DEUS".

O filme mostra o dia-a-dia nos relacionamentos entre os membros, o pastor e a esposa, nos fazendo lembrar de quem somos, de que TODO O PODER pertence a DEUS e a humildade é imprescindível. Às vezes, nos esquecemos destes ensinos bíblicos práticos e, como Sophia, acreditamos que tudo depende de nós e até mesmo cremos que conhecemos o que o outro pensa ou deseja e, isto, certamente, é pecado, pois nos arrogamos e nos colocamos em uma posição a qual não nos foi concedida.

Sophia queria que algo ou alguém mudasse. DEUS operou a mudança. E foi justamente nela. Sophia aprendeu que ela dependia dos outros também. Sophia aprendeu a ser quem realmente era: nada. Mas, em CRISTO JESUS ela poderia ser um instrumento para edificação de vidas e praticar o que já conhecia: amor e perdão!

Sob a ONIPOTÊNCIA DE DEUS curvamo-nos e humildemente recoheçamos nossa verdadeira condição: como esposa auxiliadora, cumprir a PALAVRA DO SENHOR.

Que a mudança comece em mim.

A CRISTO JESUS, O SENHOR DEUS ENCARNADO, O SUPREMO PASTOR, O SOBERANO que tudo vê, tudo escuta, tudo sabe e que se humilhou em obediência e amor.

Referências Bíblicas: Pv. 3. 5; Cl. 3. 18; Fp. 2. 3; Mt. 7. 1; I Tm. 2:12; Pv. 4. 24,25; 14. 29; 19.2; Tg. 3. 18; Pv. 25. 11; Sl. 131.2; 46. 10; Is. 30. 15

Um comentário:

  1. Ola irmã!

    Visitando blogs para divulgar o nosso Genizah encontrei o seu espaço. Supresa boa. Ótimo material inédito e bons posts em geral. Parabéns.

    Aproveitamos a oportunidade para convidá-lo a conhecer o Genizah, um blog que faz apologética com muito humor, oferece textos inéditos de grandes autores e dá bom combate na heresia e nos modismos que tanto mal andam fazendo à difusão do Evangelho puro!


    Vejo você por lá e já estamos lhe seguindo.

    Paz e Bem.

    Danilo

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante. Agradeço a sua visita. volte sempre. Abraços da Ethel.