Pular para o conteúdo principal

Consolo e encorajamento nas cartas Paulinas*


Com gratidão a Deus e às irmãs e irmãos, que têm sido verdadeiros encorajadores  para eu continuar nesta missão de ser “como Onesíforo” (II Tm. 1.16).
À vocês, que são “Onesíforos” para mim quando  me escrevem compartilhando e reanimando-me, muito obrigado.
O Senhor abençoe vossas vidas!

Encorajamento, consolação, ânimo, refrigério, lenitivo, alívio, exortação. Estas são palavras que envolvem ação e cada uma demonstra ajuda no alívio de algo que pesa e/ou minam as forças. É renovação, é caminhar junto, é auxiliar a prosseguir apesar de.
Ao lê-las o que  vem à mente?
Nas cartas Paulinas  vejo o quanto estas ações foram importantes, tanto para Paulo como para a igreja. Lendo-as aprendo que Paulo, muitas vezes, foi encorajado e consolado, outras ele foi o encorajador (At. 20. 1,2,12 e 27. 22-36). Embora, pensemos que o consolo ou encorajamento sejam somente com palavras, nelas vejo outras formas de se consolar ou ser consolado. Destaco algumas:  
-Encorajamento pelo fato de ver os irmãos – At. 28.15
-Consolo por meio:
Da  fé mútua – Rm.1.12;
Do Aprendizado e ensino – I Co. 14.31
Do amor e perdão – II Co. 2. 7,8
Nas lutas e tribulações – II Co. 7.4
Na chegada de um irmão na fé – II Co. 7. 6,7
Na consolação e alegria dos irmãos – II Co. 7. 13
Das notícias/informações sobre o irmão – Ef.6.22
              De saber notícias dos irmãos Paulo sentia-se animado – Fp. 2. 19
Na cooperação no serviço a Deus – Cl. 4.11
Da  fé dos irmãos – I Ts. 3.7
Do amor do irmão – Fm.7
Um irmão que reanima – Fm.7
O apóstolo Paulo tinha zelo em proporcionar à igreja o consolo. Ele, em saudações finais (II Co.13.11) de suas cartas ou através de algum pastor – cooperador – sempre provia ânimo e refrigério aos irmãos. Paulo, sofrendo por causa do Evangelho de Jesus, se preocupava com o bem estar dos irmãos. Tíquico e Timóteo foram  enviados a consolar, levar alento, confortar, exortar o coração dos irmãos (Cl.4.8 e I Ts.3.2). E como um pai conforta o filho, assim Paulo agia (I Ts.2.11). Ele também, pediu a Filemom que o reanima-se em Cristo, fazendo o bem a Onésimo.
A exortação por vezes é uma consolação, porque nos anima a prosseguir a despeito das lutas e aflições.
O que não podemos deixar de ver é que o Encorajador Principal e Infalível para Paulo era Jesus Cristo – (At. 23.11; II Tm. 3. 11 e 17). Para nós hoje, sermos consolados e consoladores, refrigerados e refrigerar com palavras e ações a irmãos e amigos é necessariamente importante. Penso que, se isso falhar, podemos ter a certeza de que Jesus Cristo é nosso Primeiro Encorajador. E, ainda, a esperança e aguardo da volta de Cristo é alívio para nós (I Ts. 1.7), também, Deus, em Cristo Jesus, nos dá perene consolação e boa esperança. Em Jesus Cristo somos consolados (II Ts.2.16,17). Ele é o Deus de toda consolação (II Co. 1. 3-7). Encontramos forças na Graça de Cristo (II Tm. 2. 1).
A Bíblia me ensina que se eu sou consolado, então, serei capaz e devo dispor-me  a consolar, encorajar, revigorar outros.  Entendo que, por vezes, eu é que vou ser encorajado por alguém. (II Co.1.4) . Isto é motivo de dar glórias a Deus.
Em Jesus Cristo, a Graça Consoladora e Reanimadora vinda de Deus para nossas vidas!
Abraços fraternos da amiga, irmã, companheira e serva
Ethel da Silva Maia Martins
(Texto Escrito em 21/01/2013- *Estudei os textos bíblicos conforme versão Almeida Edição Contemporânea – Editora Vida)


Comentários

  1. Parabéns pelo blog irmã Ethel. Mensagens edificantes. Que a potente mão do Senhor esteja contigo sempre !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz!
      Agradeço o comentário.
      Amém!
      O Senhor Jesus seja exaltado a cada dia em tua vida.

      Excluir
  2. Abençoamada Ethel,
    Paz

    A necessária reflexão que estará edificando todo aquele que entender o conteúdo da excelente mensagem.
    Parabéns pelo seu espaço virtual.
    Abençoe-te Deus, profusamente,
    Alberto Couto Filho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz!

      Irmão Alberto Couto Filho,
      Amém.
      Obrigado pela visita ao meu blog e pela mensagem.
      Deus te abençoe.
      Ethel Martins

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é importante. Agradeço a sua visita. volte sempre. Deus abençoe sua vida!

Postagens mais visitadas deste blog

MULHER INTERCESSORA E CHEIA DE FÉ!

Alguns dias atrás estava lendo Mateus 15. 21-28. Fiquei emocionada ao ver o exemplo daquela mulher cananéia (ou siro-fenícia, como relata Marcos 7). São vidas assim que me ajudam  a cada dia. Como mulher devo orar, clamar, pedir, rogar ao Senhor pela igreja. Destaco que aquela mulher, embora não pertencesse ao povo escolhido, o povo de Israel, sim, aquela mulher demonstrou tamanha fé que nem mesmo entre seu povo Jesus encontrara. Ela era uma mulher intercessora e cheia de fé. A mulher cananéia estava passando por um momento muito difícil por causa de sua filha, esta se encontrava endemoninhada. Ao saber que Jesus estava em sua região ela não perde a esperança e a oportunidade de ir atrás de Jesus e seus discípulos gritando, clamando por misericórdia.  Ela roga por sua filha. O que aprendi com esta mulher? 1) Ela reconhece e adora Jesus . Diante de Jesus uma mulher adoradora com problemas, aflita, sim, mas confiante Naquele que é Senhor sobre tudo e todos. Ela O adorou e ao assim f

RUTE E NÓS

A palavra nos mostra vários personagens. Como esposa de pastor procuramos encontrar alguém da Bíblia, fora Jesus Cristo, que poderíamos tomar como exemplo. Vemos em Rute algumas características e atitudes tomadas que mostram como Deus age em nossa vida e como nos assemelhamos a Rute. O Pr. Jaime Kemp diz que: “como esposa de pastor estamos em uma posição especial, porém delicada e vulnerável”. Vejamos: 1-Rute renunciou seu lar, seu povo, seu modo de vida e ousou enfrentar o desconhecido – Rt. 1.16,17,11 2-Rute não se intimidou diante da pobreza e do serviço pesado, teve muita iniciativa – Rt.2.2,7,17 3-Rute foi submissa – ouviu e seguiu os conselhos e orientações de sua sogra – Rt.2.22;3.1-5,17,18 4-Rute não procurou satisfazer a si mesmo e foi chamada de mulher virtuosa – Rt.3.10,11 5-Rute soube repartir – Rt.2.18 6-Rute alcançou benevolência, favor do “senhor de muitos bens” – o dono da sega – Rt.2.8,9,14,15,16 7-Rute abençoada – resgatada por um preço – entrou para a genealogia de J

DIA DO PASTOR PRESBITERIANO - IPB

Homenagem ao Pastor Seja mais jovem ou seja mais velho, Seja licenciado ou seja jubilado, Seja efetivo, seja eleito ou evangelista, Não importa. Fostes escolhido por Deus, Fostes vocacionado por Deus, Fostes capacitado por Deus. A Deus seja a glória! Que tua visão seja como a da águia, Que tu sejas simples como a pomba, Que tu sejas prudente como a serpente. Precisas de Conselho? Jesus é o teu Maravilhoso Conselheiro. Careces de Sabedoria? Deus te concede sem nada cobrar. Andas cansado? O Onipotente é a tua sombra onde podes descansar. Tens preocupações? Vosso Pai Celestial tem todo cuidado por ti. Importa que você “cumpra o teu ministério, Pregue a Palavra, corrige, repreende e exorta com toda a longanimidade e doutrina. Faze o trabalho de um evangelista! E Que o Senhor seja com o teu espírito”. Parabéns, Pastor! Ethel Martins Homenagem feita aos Pastores do PCAG, em dez/2007